“Professor, bota brega funk!”: os (des)encontros da relação escola - comunidade expresso no corpo dançante nas aulas de educação física

"Profesor, pon música de brega funk!": los (des)encuentros de la relación escuela - comunidad expresados en el cuerpo danzante en las clases de educación física

Autores

Resumo

O objetivo deste escrito é refletir a respeito dos (des)encontros de uma prática de ensino da dança do contexto vivido dos/as aprendentes, realçando a potencialidade formativa da relação dialógica da educação via cultura comunitária. A metodologia se relaciona a uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa e a partir da Análise Dialógica do Discurso – ADD. Os resultados apresentam que os desencontros da relação escola e comunidade foram evidenciados no silenciamento dos corpos dançantes. Os encontros, por sua vez, foram expostos pelas práticas pedagógicas que almejavam dar voz e visibilidade aos aprendentes. Conclui-se que é urgente estabelecer relações dialógicas entre a educação e cultura comunitária para alcançar uma educação diversa, situada e de qualidade, que considera o outro e toda sua cultura como elemento indispensável para o ato de ensinar e de aprender.

Palavras-chave: (Des)encontros; Corpo dançante; Educação física escolar.

 

Resumen

El objetivo de este escrito es reflexionar sobre los (des)encuentros de una práctica de enseñanza de la danza del contexto vivido por los estudiantes, destacando la potencialidade formativa de la relación dialógica entre educación y cultura comunitária. La metodologia utilizada es una investigación-intervención de enfoque cualitativo basada em el Análisis Dialógico del Discurso – ADD. Los resultados muestran que los desescuentros en la relación escuela-comunidad se evidenciaron en el silenciamiento de los cuerpos bailantes, mientras que los encuentros se produjeron a través de prácticas pedagógicas que buscaban dar voz y visibilidad a los estudiantes. Se concluye que es urgente establecer relaciones dialógicas entre la educación y la cultura comunitaria para lograr uma educación diversa, situada y de calidad, que considere al outro y toda su cultura como elemento indispensable para e lacto de enseñar y aprender.

Palabras-clave: (Des)encuentros; cuerpo que danza; Educación física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Batista Santana, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Educação Física pela UEPB. Mestre em Formação de Professores - PPGFP - pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, é doutorando do Programa Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: prof.daniel@servidor.uepb.edu.br, https://orcid.org/0000-0002-7067-8955

 

Elaine Melo de Brito Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Educação Física pela UFRN. Mestre e doutora em Educação Física pela UNICAMP. Professora efetiva do Departamento de Educação Física (UEPB). Professora do Mestrado Profissional em Formação de Professores (UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Linguagens – CEL. E-mail: elainembcosta@servidor.uepb.edu.br. https://orcid.org/0000-0001-6617-3156

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação (USP). Professor no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (UEPB). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG). E-mail: fabiohispanista@servidor.uepb.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4538-3204

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 128
  • pdf downloads: 60

Como Citar

BATISTA SANTANA, D.; MELO DE BRITO COSTA, E.; MARQUES DE SOUZA, F. “Professor, bota brega funk!”: os (des)encontros da relação escola - comunidade expresso no corpo dançante nas aulas de educação física : "Profesor, pon música de brega funk!": los (des)encuentros de la relación escuela - comunidad expresados en el cuerpo danzante en las clases de educación física. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7003. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos