Discursos em disputas sobre Educação do Campo nas políticas curriculares de formação de professores

Discourses in disputes about Rural Education in curricular policies for teacher training

Autores

Resumo

Este artigo se inscreve no debate das políticas curriculares de formação de professores, especificamente no que diz respeito à produção de sentidos sobre Educação do Campo. Objetivamos analisar os sentidos produzidos sobre Educação do Campo nos documentos oficiais que tratam das políticas curriculares de formação de professores no Brasil. Mobilizamos a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015) para realizarmos uma análise documental das políticas curriculares de formação de professores desde a aprovação do Plano Nacional de Educação até as Bases Curriculares de Formação Inicial e Continuada aprovadas em 2019 e 2020. Identificamos as mudanças discursivas que foram influenciando esses documentos e a crescente inserção de sentidos de padronização e accountability, antagonistas aos projetos que valorizam a pluralidade do campesinato brasileiro na formação de professores e no Currículo.

Palavras-chave: Formação de Professores; Políticas Curriculares; Educação do Campo.

 

Abstract

This article contributes to the debate on teacher training curriculum policies, specifically with regard to the production of meanings about Rural Education. We aim to: analyze the meanings produced about Rural Education in official documents that address teacher training curriculum policies in Brazil. As a theoretical and methodological approach. We mobilized Laclau and Mouffe's Theory of Discourse (2015) to carry out a documental analysis of the curricular policies for teacher training from the approval of the National Education Plan to the Curriculum Bases for Initial and Continuing Training approved in 2019 and 2020. We identified the changes discourses that were influencing these documents and the growing insertion of meanings of standardization and accountability, antagonistic to projects that value the plurality of the Brazilian peasantry in teacher training and in the Curriculum.

Key Words: Teacher training; Curriculum Policies; Rural Education.

 

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Biografia do Autor

Vanessa Azevedo Cabral da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada a linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. Professora na Educação do Campo do município de Joaquim Nabuco – PE. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Docência no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4392-4532. E-mail: vanessaazevedocabral@gmail.com.

Tamires Barros Veloso, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda e Mestra em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada a linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Curso de Pedagogia. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Grupo de estudos e pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, vinculado à UFPE. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3785-9110. E-mail: tamiresbarros32@gmail.com.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada na Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Formação Docente, Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, Bolsista Produtividade – CNPq. Doutora em Educação. Membro como pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3577-1716. E-mail: nina.ataide@gmail.com.

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

AZEVEDO CABRAL DA SILVA, V.; BARROS VELOSO, T.; ANDRADE ATAÍDE DE ALMEIDA, L. Discursos em disputas sobre Educação do Campo nas políticas curriculares de formação de professores: Discourses in disputes about Rural Education in curricular policies for teacher training. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6971. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos