O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19: práticas de letramento em uma comunidade pomerana

Remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic: literacy practices in a pomeranian community

Autores

Resumo

O artigo trata das práticas de letramento realizadas na turma de 3º ano de uma escola localizada em uma comunidade pomerana do campo, no município de Canguçu (RS). A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida no contexto da pandemia da COVID-19 (2021) conduzida através de entrevistas semiestruturadas assim como pela análise de documentos, tais como fotografias, vídeos e planejamentos. A organização dos dados foi realizada por meio de eixos de análise, feita a partir da Análise Textual Discursiva. As principais dimensões exploradas no texto são: i) Letramento e Religião; ii) Letramento e Ciências; iii) Letramento e Geografia. Os resultados do trabalho apontam que as práticas de letramento mediadas pela professora estavam vinculadas à cultura pomerana e à realidade das crianças.

Palavras-chave: Práticas de Letramento; Ensino Remoto; Povo Pomerano.

 

Abstract

The article deals with the literacy practices carried out in the 3rd year class of a school located in a rural Pomeranian community, in the municipality of Canguçu (RS). The research is of a qualitative nature and was developed in the context of the COVID-19 (2021) pandemic, conducted through semi-structured interviews as well as through the analysis of documents, such as photographs, videos, and plans. Data organization was carried out through analysis axes, based on Discursive Textual Analysis. The main dimensions explored in the text are: i) Literacy and Religion; ii) Literacy and Science; iii) Literacy and Geography. The results of the work indicate that the literacy practices mediated by the teacher were linked to the Pomeranian culture and the reality of the children.

Keywords: Literacy Practices; Remote Learning; Pomeranian people.

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Biografia do Autor

Myrna Susan Gowert Madia Berwaldt, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da UFEPel. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande e Graduação em Pedagogia pela mesma Universidade. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-1165-810X   Email: myberwaldt@gmail.com

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal de Rio Grande-FURG

Possui Doutorado em Educação pela UFEPel. Mestre em educação pela FURG.  Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6985-064X  Email: gabynogueira@me.com

 

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Possui doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela UNISINOS e mestrado em Educação pela UFEPel . Atualmente atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6804-7591

Email: prweidus@gmail.com

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

GOWERT MADIA BERWALDT, M. S.; MEDEIROS NOGUEIRA, G.; WEIDUSCHADT, P. O ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19: práticas de letramento em uma comunidade pomerana: Remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic: literacy practices in a pomeranian community. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6965. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

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Artigos