Significados do processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação do Campo: o que nos diz o PPC-LEDOC/UFRB
Meanings of the Mathematics teaching-learning process in Rural Education: what the PPC-LEDOC/UFRB tells us
Resumo
Neste artigo discutimos o significado do processo ensino-aprendizagem da matemática na Educação do Campo, tendo como foco da pesquisa o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas de Ciências da Natureza ou Matemática, da UFRB (PPC-LEdoC). Realizamos a pesquisa com base na abordagem qualitativa, no estudo bibliográfico e na pesquisa documental, amparado pelas perspectivas crítica e histórico-cultural de pesquisa. As categorias analíticas são: significado, processo ensino-aprendizagem de matemática e Educação do Campo. Entre os resultados, indicamos aspectos do PPC-LEdoC que nos permitem (re)conhecer significados que agregam qualidades particulares ao processo ensino-aprendizagem da matemática na Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo; Ensino-aprendizagem de matemática; Projeto Pedagógico de Curso (PPC); Significado.
Abstract
In this article we discuss the meaning of the teaching-learning process of mathematics in Rural Education, having as focus of the research the Pedagogical Project of the Degree Course in Rural Education in the Areas of Natural Sciences or Mathematics, of UFRB (PPC-LEdoC). We carry out the research based on the qualitative approach, bibliographic study and documentary research, supported by the critical and historical-cultural perspectives of research. The analytical categories are: meaning, teaching-learning process of mathematics and Rural Education. Among the results, we indicate aspects of the PPC-LEdoC that allow us to (re)recognize meanings that add particular qualities to the teaching-learning process of mathematics in Rural Education.
Key words: Rural Education; Teaching-learning of mathematics; Course Pedagogical Project (PPC); Meaning.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 117
- pdf downloads: 65