Bikeoteca: circulação, mediação e formação de leitores literários

Bikeoteca: circulación, mediación y formación de lectores literarios

Autores

Resumo

A Bikeoteca foi um projeto de prática comunitária que abrangeu momentos de contação de histórias, mediações de leitura e atração cultural em praças públicas. Consiste em uma bicicleta que carrega consigo livros de diversos títulos literários. Partindo disso, apresentamos e discutimos as práticas realizadas na Bikeoteca e como tais ações podem influenciar na mediação e na formação do leitor literário. Pudemos perceber que as crianças que participaram dos variados momentos oferecidos aproveitaram para rever livros que já conheciam e de escolher novas leituras, contando com o apoio dos mediadores que ali participaram. Como uma das conclusões deste estudo, evidenciamos que não é suficiente oferecer livros para se formar o leitor literário ou garantir o gosto pela leitura, a leitura precisa ser mediada, uma vez que é nos momentos de troca com o livro que despertamos novos leitores.

Palavras-chave: Mediação de leitura; Bikeoteca; Prática comunitária.

 

Resumen

La Bikeoteca fue un proyecto de práctica comunitaria que incluyó momentos de narración oral, mediaciones de lectura y atracción cultural en plazas públicas. Consiste en una bicicleta que transporta libros de diferentes títulos literarios. A partir de eso, presentaremos y discutiremos las prácticas realizadas en la Bikeoteca y cómo dichas acciones pueden influenciar en la mediación y formación del lector literario. Pudimos ver que los niños que participaron en los distintos momentos ofrecidos aprovecharon para releer libros que ya conocían y elegir nuevas lecturas, con el apoyo de los mediadores que allí participaron. Como una de las conclusiones de este estudio, mostramos que no basta ofrecer libros para formar al lector literario o para garantizar el gusto por la lectura, es necesario que la lectura sea mediada, ya que es en los momentos de intercambio con el libro que despertamos nuevos lectores.

Palabras clave: Mediación lectora; Bikeoteca; Práctica comunitaria.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Carneiro, Unesp

Graduada em Pedagogia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação PPGE/UNESP. Integrante do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil de Presidente Prudente (SP). Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto literário. Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. Contadora de história do grupo Histórias da Nana. E-mail: ana.paula.carneiro340@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5349-0064  

 

Gabrielly Doná , Unesp

Graduada em Pedagogia pela Unesp, câmpus de Presidente Prudente e Mestranda em Educação pela mesma instituição. É Psicopedagoga Institucional e Clínica e desenvolve estudos relacionados à literatura infantil e aos temas fraturantes, atualmente sobre perda e morte. É integrante do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e do Grupo de Pesquisa da FCT/Unesp: Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário. E-mail: gabriellydonaa@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4729-6462  

Renata Junqueira de Souza , Unesp/ UFOP

Graduada em Letras pela UNESP. É mestra em Linguística e Letras pela PUCRS.  Doutora em Letras pela UNESP. Livre-docente pela UNESP. Coordenadora do grupo de pesquisa Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto literário. Professora sênior da UNESP/Presidente Prudente. Fundadora e coordenadora do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022). Professora do PPGE/UNESP. É professora colaboradora no PPGL/UFPB. Professora visitante da UFOP. E-mail: renata.junqueira@unesp.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-2544

 

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • pdf downloads: 42

Como Citar

CARNEIRO, A. P.; DONÁ , G.; SOUZA , R. J. de. Bikeoteca: circulação, mediação e formação de leitores literários: Bikeoteca: circulación, mediación y formación de lectores literarios. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6963. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos