Da comunidade para escola e da escola para comunidade: um processo educativo na formação das juventudes

De la comunidad a la escuela y de la escuela a la comunidad: un proceso educativo en la formación de jóvenes

Autores

Resumo

O estudo em tela configura reflexões sobre o processo educativo desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental iniciado em 2002, com bases na relação dialógica entre comunidade e escola, que aponta a necessidade de potencializar a formação de jovens oriundos do meio rural. Nessa perspectiva, se organiza uma prática educativa que contempla saberes curriculares do conhecimento geral de conteúdos entrecruzados com a realidade dos jovens estudantes, promove a dialética entre o individual e o coletivo, e que encontra em Projeto de Vida o campo fértil para sua mobilização. Esse processo, com centralidade em entender quem são os jovens presentes no território e reconhecê-los como sujeitos de direitos, nos possibilitou compreender que a dinâmica comunidade-escola-comunidade constrói currículos e potencializa novas práticas educativas, que mobilizam projetos individuais e projetos coletivos.

Palavras-chave: Comunidade. Escola. Juventudes. Práticas educativas.

 

Resumen 

Este estudio trae reflexiones sobre el proceso educativo desarrollado en una Escuela Primaria, iniciado en 2002, se basa en la relación dialógica entre la comunidad y la escuela, lo que apunta a la necesidad de potenciar la formación de los jóvenes del medio rural. Desde esta perspectiva, se organiza una práctica educativa que contempla saberes curriculares de conocimientos generales de contenidos entrelazados con la realidad de los jóvenes estudiantes, promueve la dialéctica entre lo individual y lo colectivo, y que encuentra en Proyecto de Vida el campo fértil para su movilización. Este proceso, centrado en comprender quiénes son los jóvenes presentes en el territorio y reconocerlos como sujetos de derechos, permitió comprender que la dinámica comunidad-escuela-comunidad construye currículos y potencia nuevas prácticas educativas, que movilizan proyectos individuales y proyectos colectivos.

Palabras clave: Comunidad. Escuela. Jóvenes. Prácticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dioneia Maria Samua Vieira, Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul

Mestre em Educação (Bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Graduada em Pedagogia (2009) e Letras (2016), pela mesma instituição de Ensino Superior. Possui experiência com Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Professora de Educação Básica, desde 2012 e no momento atua na área de Linguagens, anos finais do ensino fundamental, na rede municipal de ensino de Taquaruçu do Sul- RS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3238-7572 E-mail: dioneiamsvieira@gmail.com

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6744-9142 E-mail: lucisantosbernardi@gmail.com

Luis Pedro Hillesheim, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutor em Educação (UNISINOS) e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UNISC). Graduado em Administração Rural (FACEPAL) e Licenciado em Agricultura (URI/FW). Professor e pesquisador da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4703-0026  E-mail: luispedro@uri.edu.br

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 59
  • pdf downloads: 47

Como Citar

SAMUA VIEIRA, D. . M.; DOS SANTOS BERNARDI, L.; HILLESHEIM, L. P. Da comunidade para escola e da escola para comunidade: um processo educativo na formação das juventudes: De la comunidad a la escuela y de la escuela a la comunidad: un proceso educativo en la formación de jóvenes. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6956. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos