O lócus das competências socioemocionais nas práticas educativas: necessidades vitais para a vida em comunidade

The locus of socio-emotional skills in educational practices: vital needs for community life

Autores

Resumo

Este artigo discute as contribuições das competências socioemocionais para a aprendizagem em uma escola de idiomas da serra gaúcha (RS). Entendido como um espaço comunitário em que circulam crianças, adolescentes e adultos advindos de diferentes níveis e lócus de escolarização, poderia ser este, um lugar de desenvolvimento de habilidades necessárias para viver e circular no meio social, para além dos conteúdos tradicionais? Realizando uma pesquisa qualitativa, apresentamos as colaborações da coordenação pedagógica no desenvolvimento dessas competências pelo viés das práticas educativas. Este trabalho auxiliou para pensarmos sobre a necessidade romper com o paradigma de que os conteúdos são mais importantes que outras formações e que a coordenação pedagógica pode dispor de estratégias de formação teórico/prática contínuas, que corroboram para uma melhor convivência comunitária.

Palavras-chave: Competências socioemocionais; Práticas educativas; Coordenação pedagógica.

 

Summary

This article discusses the contribution of socio-emotional skills for learning in a language school in the Serra Gaúcha (RS). Understood as a community space in which children, adolescents and adults from different levels and locus of schooling circulate, could this be a place for developing the skills needed to live and circulate in the social environment, beyond traditional content? Through a qualitative research, we present the collaborations of the pedagogical coordination in the development of these competences through the lens of educational practices. This work helped us think about the need to break with the paradigm that content is more important than other formations and establishing that the pedagogical coordination can have continuous theoretical/practical formation strategies, which corroborate for a better community coexistence.

Keywords: Socio-emotional skills. Educational practices. Pedagogical coordination.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bier, IFRS

Formada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS. Tem em sua bagagem cursos vinculados à Oxford Teachers’ Academy, desde 2016. Já trabalhou em escolas públicas com diferentes projetos pedagógicos. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica na Inglês Oxford Nova Petrópolis e desenvolve formações para professores. Ela acredita que trabalhar com educação é uma grande oportunidade de ajudar outras pessoas a alcançarem seus sonhos. E-mail: vansbier@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1341-9006.

 

Cátia Alves Martins, IFRS

Doutoranda em Educação - UFRGS;  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS;  especialista em Pedagogia Gestora pelo Centro Universitário do Sudoeste do Paraná - UNICS;  graduada em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Braz; graduada em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atualmente é professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz, na área de Pedagogia. Desenvolve pesquisas nas áreas de práticas escolares, história da educação e formação docente. E-mail: catia.martins@feliz.ifrs.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7355-0191.

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 101
  • pdf downloads: 92

Como Citar

BIER, V.; MARTINS, C. A. O lócus das competências socioemocionais nas práticas educativas: necessidades vitais para a vida em comunidade: The locus of socio-emotional skills in educational practices: vital needs for community life. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6939. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos