Práticas docentes no âmbito do PIBID numa lógica transdisciplinar: experiências comunitárias oriundas das escolas campo de atuação

Teaching practices within the scope of PIBID in a transdisciplinary logic: community experiences from the field schools

Autores

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer vivências transdisciplinares pelos bolsistas nas escolas campo de atuação, a partir de experiências comunitárias oriundas das escolas campo de atuação do Pibid. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de um o questionário semiestruturado realizado através da Plataforma Google Meet. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático categorial. Os resultados permitiram concluir que as ações oriundas do Pibid sinalizam para vivências transdisciplinares, materializadas nas experiências comunitárias oriundas das escolas campo de atuação. Identificou-se, também diferentes vivências e aprendizagens e uma conjugação de esforços por meio do princípio dialógico.

Palavras-chave: PIBID; Transdisciplinaridade; Experiências comunitárias.

 

Abstract

This article is the result of academic research that aimed to learn about the transdisciplinary experiences of fellows in the field schools, based on community experiences from Pibid's field schools. With regard to methodological procedures, we opted for a qualitative research approach. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire carried out through the Google Meet Platform. Data analysis was performed using the Categorical Thematic Content Analysis technique. The results allowed us to conclude that the actions arising from Pibid point to transdisciplinary experiences, materialized in the community experiences arising from the field schools. It was also identified different experiences and learning and a combination of efforts through the dialogical principle.

Keywords: PIBID; Transdisciplinarity; Community experiences.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Mariana da Silva Santos, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional, da Universidade de Pernambuco. Membro do grupo LEPEL - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer- UFAL Campus Arapiraca.Professora do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (SEDUC/AL), Alagoas, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8568-0081.  E-mail: aline.mariana@upe.br

Maria de Fátima Gomes da Silva , Universidade de Pernambuco UPE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP). Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPE.Docente permanente do Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino-RENOEN. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7801-2939.  E-mail: fatimamaria18@gmail.com

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • pdf downloads: 69

Como Citar

DA SILVA SANTOS, A. M.; GOMES DA SILVA , M. de F. Práticas docentes no âmbito do PIBID numa lógica transdisciplinar: experiências comunitárias oriundas das escolas campo de atuação: Teaching practices within the scope of PIBID in a transdisciplinary logic: community experiences from the field schools. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6899. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos