Educação escolar e práticas comunitárias na floresta daimista do Céu do Mapiá

School education and community practices in the daimista forest of Céu do Mapiá

Autores

Resumo

O texto reflete sobre o cenário sociocultural em que surgiu a escola Cruzeiro do Céu no período de sua fundação, em 1986. Trata-se de uma escola no interior da floresta amazônica com uma identidade comunitária, ecológica e religiosa, no contexto da religião do Santo Daime, cujo mentor foi Sebastião Mota de Melo. Resulta das reflexões de quem vivenciou os tempos iniciais de construção da escola e da pesquisa teórico-bibliográfica. Apoia-se em autores que se ocuparam em escrever sobre o Santo Daime, a exemplo de Fernandes (1986), Mortimer (2000). Ao buscar realizar uma reflexão crítica sobre o trabalho na escola, inspira-se em Freire (1996) e Candau (2008; 2016). Dentre as considerações, aponta a importância de uma ecologia de saberes na escola, a partir de uma prática pedagógica intercultural em que estejam em diálogo diferentes sujeitos, conhecimentos e modos de vida.

Palavras-chave: Educação escolar; práticas comunitárias; Santo Daime.

 

Abstract

The text reflects about the sociocultural scenario in which the Cruzeiro do Céu school emerged, in the period of its foundation, 1986. It is a school in the interior of the Amazon forest with an ecological, religious and community identity, in the context of the Santo Daime, religion whose mentor was Sebastião Mota de Melo. This work is a result of the reflections of those who experienced the initial construction times of the school and bibliographical research. It relies on authors known for their work about Santo Daime, such as Fernandes (1986) and Mortimer (2000). Seeking to carry out a critical reflection on the work performed at the school, it is inspired by Freire (1996) and Candau (2008; 2016). Among the considerations, the importance of an ecology of knowledge at the school is highlighted, based on an intercultural pedagogical practice in which different subjects, knowledge and ways of life are in dialogue.

Keywords: School education. community practices. Santo Daime.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Drª em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Email: mbetaniaalbuquerque@uol.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9681-9293

 

 

Marcos Vicente Trench, Autônomo

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP); Gestor da escola Cruzeiro do Céu no período de 1986 a 1996; Atualmente trabalha com agricultura familiar no Sítio Nosso Canto em Lourenço da Serra-SP; Email: ramaflor@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0008-6874-8476.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 57
  • pdf downloads: 30

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. B. B.; TRENCH, M. V. Educação escolar e práticas comunitárias na floresta daimista do Céu do Mapiá: School education and community practices in the daimista forest of Céu do Mapiá. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6885. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos