Interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza com o uso da experimentação

Interdisciplinarity in the teaching of Natural Sciences with the use of experimentation

Autores

Resumo

Por meio de uma pesquisa descritiva, este trabalho objetivou analisar a eficácia da utilização de experimentos interdisciplinares de Ciências da Natureza no ensino médio. Para tanto, executou-se a investigação em uma escola do campo do Piauí, mediante a realização de três experimentos com materiais de baixo custo, os quais abordaram conteúdos de Biologia, Física e Química, complementados por explanações teóricas. Os dados foram coletados a partir da realização de pré-teste e pós-teste. Tal potencialidade se evidenciou frente à necessidade de criar medidas capazes de interferir no déficit de ensino, proporcionando a efetivação do ensino aos discentes, sobretudo para os campesinos desprovidos de acessibilidade às tecnologias. Destaca-se a relevância da pesquisa frente à assimilação dos conteúdos, conscientização da realidade do meio educacional e apreciação do método adotado.

Palavras-chaves: Atividades Práticas; Educação do campo; Recursos alternativos.

 

Abstract

This work aimed to analyze the effectiveness of using interdisciplinary experiments of Natural Sciences in high school through descriptive research. For this purpose, the investigation was carried out in a school in the countryside of Piauí, by carrying out three experiments with low-cost materials, which addressed contents of Biology, Physics and Chemistry, complemented by theoretical explanations. Pre-test and post-test were carried out to collect data. Such potentiality was evident in the face of the need to create measures capable of interfering with the teaching deficit, providing the effectiveness of teaching to students, especially for rural students who do not have access to technologies. The relevance of the research is highlighted in view of the assimilation of contents, awareness of the reality of the educational environment and appreciation of the adopted method.

Keywords: Practical Activities; Rural education; Alternative resources.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis da Silva Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor municipal do Piauí. Email: fdeassis271296@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0977-1664

 

 

Maria Jaislanny Lacerda e Medeiros, Universidade Federal do Piauí

 

Doutora em Biologia Vegetal, Mestra em Melhoramento Genético de Plantas, Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, Professora da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: jaislanny@ufpi.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3912-5073

 

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • pdf downloads: 51

Como Citar

CARVALHO, F. de A. da S.; MEDEIROS, M. J. L. e. Interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza com o uso da experimentação: Interdisciplinarity in the teaching of Natural Sciences with the use of experimentation. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6829. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos