Educação para a saúde na Educação Física escolar: uma leitura salutogênica da experiência de estágio

Education for health in School Physical Education: a salutogenic approach to the school placement experience

Autores

Resumo

Objetivamos apresentar as experiências e as abordagens didático-pedagógicas de educação para a saúde utilizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As aulas ocorreram na Casa Mamãe Margarida em 2022. As atividades foram desenvolvidas a partir da Base Nacional Comum Curricular nos saberes da cultura corporal de movimento e em temáticas transversais. Os achados encontrados na experiência do estágio reforçam a necessidade de experiências pedagógicas sob uma ótica mais humanizada que se preocupa com o contexto social, físico-ambiental, cultural e histórico das alunas para as aulas de Educação Física. As abordagens apresentadas configuram possibilidades promissoras para a atuação do professor de Educação Física no âmbito da promoção da saúde no ambiente escolar com enfoque na teoria salutogênica.

Palavras-chave: Salutogênese; Educação Física escolar; Promoção da Saúde.

 

Abstract

We aim to present the experiences and didactic-pedagogical approaches to health used in Supervised School Placement in Childhood Education and Elementary School. The classes took place at Casa Mamãe Margarida in 2022. The activities were developed based on the National Curriculum Framework on the body culture of movement and transversal themes. The findings of the school placement experience reinforce the need for pedagogical experiences under a more humanized perspective, concerned with students' social, physical-environmental, cultural, and historical context in Physical Education classes. The approaches presented are promising possibilities for the Physical Education teacher to act to promote health in the school environment with a focus on the salutogenic theory.

Keywords: Salutogenesis; School Physical Education; Health Promotion.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Tavares da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2023).

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-7083-9289   E-mail: fabitavarescosta@gmail.com

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da UFAM. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7389-9457      E-mail: oliveiravjm@gmail.com

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 188
  • pdf downloads: 92

Como Citar

COSTA, F. T. da; OLIVEIRA, V. J. M. de. Educação para a saúde na Educação Física escolar: uma leitura salutogênica da experiência de estágio: Education for health in School Physical Education: a salutogenic approach to the school placement experience . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6789. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos