Saberes docentes revelados na formação continuada de professores de ciências na educação do campo no contexto amazônico maranhense
Teaching knowledge revealed in the continuing education of science teachers in rural education in the Amazonian context of Maranhão
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir os saberes docentes revelados durante a prática de professores de ciências que atuam na Educação do Campo na região amazônica maranhense, em um ambiente formativo colaborativo. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e colaborativa, e fundamentada em conformidade aos procedimentos técnicos da pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos no processo formativo foram organizados e distribuídos em momentos assíncronos e síncronos. Como resultado, compreendeu-se que o processo formativo contribuiu e proporcionou aos professores campesinos a interação entre os colegas a partir de colaborações, reflexões e compartilhamento de saberes próprios mobilizados, que lhes auxiliaram no processo de (re)construção de suas práticas.
Palavras-chave: Processo Formativo; Colaboração; Saberes Mobilizados.
Abstract
This article aims to discuss the teaching knowledge revealed during the practice of science teachers who work in Rural Education in the Amazon region of Maranhão, in a collaborative learning environment. The research methodology is of a qualitative and collaborative nature, and based on the technical procedures of action research. The methodological procedures in the training process were organized and distributed in asynchronous and synchronous moments. As a result, it was understood that the training process contributed and provided peasant teachers with interaction among colleagues based on collaborations, reflections and sharing of mobilized knowledge, which helped them in the process of (re)construction of their practices.
Keywords: Training process; Collaboration; Mobilized Knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 525
- pdf downloads: 410