Engajamento disciplinar produtivo e práticas epistêmicas: construtos para avaliação da aprendizagem em uma atividade sobre drogas no ensino médio

Productive disciplinary engagement and epistemic practices: constructs for evaluating learning in an activity about drugs in high school

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o que e como aprendem estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual mineira quando se envolvem em uma atividade em grupo sobre o uso de substâncias psicoativas na adolescência e suas repercussões biopsicossociais. Para tanto, foi analisado o engajamento disciplinar produtivo durante a aplicação do primeiro momento de uma sequência didática, referente ao diálogo sobre questões sociocientíficas – questões sociais complexas, às vezes controversas, relacionadas a temas sensíveis para a sociedade brasileira. Por meio da observação participante e de registros audiovisuais, em um recorte da atividade em grupo, percebemos a emergência de práticas epistêmicas nos processos discursivos, evidenciando o engajamento dos sujeitos da pesquisa em ações de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico escolar.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Engajamento disciplinar produtivo; Práticas epistêmicas.

 

Abstract

The objective of the study was to evaluate what and how high school students from a state public school in Minas Gerais learn when they engage in a group activity on the use of psychoactive substances in adolescence and its biopsychosocial repercussions. To this end, productive disciplinary engagement was analyzed during the application of the first moment of a didactic sequence, referring to the dialogue on socio-scientific issues – complex, sometimes controversial, social issues related to sensitive topics for Brazilian society. Through participant observation and audiovisual records, in a group activity, we noticed the emergence of epistemic practices in the discursive processes, evidencing the engagement of the research subjects in actions of production, communication, evaluation and legitimation of school scientific knowledge.

Keywords: Science teaching; Epistemic practices; Productive disciplinary engagement.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Eliane de Matos Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em ensino de biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda do Programa interdisciplinar de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: sarah.bio.neuro@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6744-4755

 

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências/UFOP e Educação e Docência/UFMG. E-mail: fabogusto@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1245-2648.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas (modalidade Bacharelado em Bioquímica e Imunologia) pela Universidade Federal de Minas (UFMG). Doutora em Biología Molecular y Fisiología, pela Universidad de Valladolid/Espanha. É professora associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica do 219 Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/UFMG, onde atua no ensino na graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Neurociências/UFMG e PROFBIO/UFMG (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia). E-mail: julianact2015@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5504-505X.

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 112
  • pdf downloads: 52

Como Citar

ELIANE DE MATOS SILVA, S.; AUGUSTO RODRIGUES E SILVA, F.; CARVALHO TAVARES, J. Engajamento disciplinar produtivo e práticas epistêmicas: construtos para avaliação da aprendizagem em uma atividade sobre drogas no ensino médio: Productive disciplinary engagement and epistemic practices: constructs for evaluating learning in an activity about drugs in high school. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6782. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos