Contribuições de Paulo Freire às discussões sobre a curricularização da extensão no Brasil

Paulo Freire's contributions to the discussions on the curricularization of extension in Brazil

Autores

Resumo

A inserção da extensão nos currículos e o novo capítulo que se desenha nas relações entre as instituições de educação superior e as comunidades podem ser melhor compreendidos a partir das contribuições de Paulo Freire. O artigo objetiva estabelecer um diálogo entre o pensamento freireano e as normativas que orientam o atual processo da extensão no Brasil, utilizando-se das pesquisas bibliográfica e documental. As discussões indicam que, embora a extensão pareça vir imbuída de um sentido menos assistencialista, cabe às instituições a adequada apropriação dos fundamentos desse processo sob o mote de uma educação libertadora, voltada à humanização e à emancipação cidadã, tendo no diálogo e na comunicação meios propícios à aproximação e convivência com as comunidades, respeitando suas reais necessidades e as áreas de maior carência a que estão submetidas as populações menos favorecidas.

Palavras-chave: Paulo Freire; Extensão; Curricularização.

 

Abstract

The insertion of extension in the curricula is the new chapter that is drawn in the relations between higher education institutions and communities, which can be better understood from the contributions of Paulo Freire. The article aims to establish a dialogue between Freire's thinking and the regulations that guide the current extension process in Brazil, using bibliographical and documental research. The discussions indicate that, although the extension seems to be imbued with a less assistance-oriented sense, it is up to the institutions to appropriately appropriate the fundamentals of this process under the motto of a liberating education, aimed at humanization and citizen emancipation, having in dialogue and communication means conducive to approximation and coexistence with communities, respecting their real needs and the areas of greatest need to which less supported populations are subjected.

Keywords: Paulo Freire; Extension; Curricularization.

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Biografia do Autor

Maria José Silva Andrade, Universidade Federal do Maranhão - Aluna do Curso de Doutorado em Educação

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Discente do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: mjs.andrade@discente.ufma.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9712-3298

 

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão - Professora Associada III

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestra em Educação - Administração de Sistemas Educacionais pelo IESAE/FGV. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Parecerista ad hoc da FAPEMA. Professora Associada III da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: maria.alice@ufma.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6172-1608

 

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Publicado

23/03/2024
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Como Citar

SILVA ANDRADE, M. J.; MELO, M. A. Contribuições de Paulo Freire às discussões sobre a curricularização da extensão no Brasil: Paulo Freire’s contributions to the discussions on the curricularization of extension in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6778. Acesso em: 24 dez. 2024.