A invenção de si através da metodologia da colcha de retalhos como pesquisa formação na universidade
The invention of the self through the patchwork methodology as research training at university
Resumo
Neste artigo objetiva-se refletir sobre a constituição do sujeito em processo contínuo de formação, através de análises crítico-reflexivas de seu percurso pessoal-formativo inicial. Com ótica (auto)biográfica e a metodologia da Colcha de Retalhos, a pesquisa qualitativa embasou-se em Josso (2006/2008), Berkenbrock-Rosito (2009), Bertaux (2005), entre outros. O incentivo à escrita deste artigo surgiu do envolvimento acadêmico na disciplina de Pesquisa (auto)biográfica, com o interesse sendo aprofundado na monitoria e na iniciação científica, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, entre 2021 e 2022. Enfatiza-se a importância da pesquisa (auto)biográfica e propõe-se que mais estudos sobre percursos com essa abordagem teórica-metodológica sejam realizados no âmbito universitário. Pois, foi na universidade que me consolidei como poeta, fiz amigos, me descobri uma escritora-pesquisadora. Lembrei de momentos pessoais difíceis e consegui superá-los através do exercício da reflexão crítica. Me fortaleci como pessoa e como profissional da educação.
Palavras-chave:(Auto)biografia; Percurso; Formação.
Abstract
The aim of this article was to analyze the formative experience and the continuous process of professional development by critically and reflexively analyzing the beginning of the personal and academic trajectory. The research with an (auto)biographical approach was based on the patchwork methodology and on Josso (2006/2008), Berkenbrock-Rosito (2009), Bertaux (2005), among other authors. The idea for the article was developed during the course (Auto)biographical Research in Pedagogy, which was further developed during a TA position and scientific initiation, at the State University Vale do Acaraú between 2021 and 2022. (Auto)biographical research is important and further studies should be conducted in higher education using this methodological approach. During my years in college, I became a poet, made friends, and I developed my writing and research talents. I recall that all the difficult moments were overcome through critical reflective practice that have contributed to my personal and professional development.
Keywords: (Auto)biography; Trajectory; Training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 360
- pdf downloads: 173