Estratégias retóricas utilizadas por mestrandos da subárea de Análise do Discurso quando escrevem a metodologia de suas dissertações

Rhetorical strategies used by masters in the subarea of Discourse Analysis when writing the methodology for their dissertations

Autores

Resumo

O objetivo central deste trabalho é analisar a organização retórica de metodologias produzidas em dissertações da subárea de Análise do Discurso da área de Linguística, a fim de levar acadêmicos e educadores a refletirem acerca da natureza da escrita enquanto um processo situado em torno de gêneros, comunidade e disciplinas. Para isso, selecionamos 8 dissertações defendidas nos anos de 2020 e 2021 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí – PPGeL/UFPI. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos principalmente nas noções de cultura disciplinar (HYLAND, 2015), de gênero proposta por Swales (1990) e Miller (2009 [1984]) e de comunidades discursivas e propósitos comunicativos (SWALES, 1990, SWALES, 2016 e ASKEHAVE; SWALES, 2009). Nossa análise revelou a presença de dois passos ainda não descritos na literatura consultada, a saber P7 – Descrevendo a identificação dos componentes do corpus/participantes da pesquisa e P13 – Explicando procedimento ou abordagem.

Palavras-chave: Cultura Disciplinar; Escrita de mestrandos; Organização retórica.

 

Abstract

This work aims to analyze the rhetorical organization of methodologies produced in dissertations in the subarea of ​​Discourse Analysis. For this, we selected eight dissertations defended in the years 2020 and 2021 in the Postgraduate Program in Letters of the Federal University of Piauí - PPGeL/UFPI. From a theoretical point of view, we rely mainly on the notions of disciplinary culture (HYLAND, 2015) of the genre proposed by Swales (1990) and Miller (2009 [1984]) and of discursive communities and communicative purposes (SWALES, 1990; SWALES, 2016; ASKEHAVE; SWALES, 2009). Our analysis revealed the presence of two steps not yet described in the consulted literature, namely P7 - Describing the identification of the components of the corpus/research participants and P13 - Explaining procedure or approach.

Keywords: Disciplinary Culture; Master's writing; Rhetorical organization.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Mourão da Rocha Rocha, Universidade Federal do Piauí

Estudante de graduação do curso de Letras Português da Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Letras Vernáculas (CLV/UFPI). Desenvolve pesquisas no campo da análise de gêneros da esfera acadêmica, financiadas pelo CNPq, enquanto aluno participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Prof. Dr. Francisco Alves Filho. E-mail: carlos.eduardo.mourão@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8058-3968.

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Coordena o Núcleo de Pesquisa Cataphora através do qual coordena pesquisas sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa. Atualmente, está desenvolvendo, também, pesquisas sobre Pareceres de Periódicos na área de Linguística. E-mail: chicofilhoo@ufpi.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2284-4197.

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 50
  • pdf downloads: 31

Como Citar

ROCHA, C. E. M. da R.; ALVES FILHO, F. Estratégias retóricas utilizadas por mestrandos da subárea de Análise do Discurso quando escrevem a metodologia de suas dissertações: Rhetorical strategies used by masters in the subarea of Discourse Analysis when writing the methodology for their dissertations. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6696. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos