Estratégias retóricas utilizadas por mestrandos da subárea de Análise do Discurso quando escrevem a metodologia de suas dissertações
Rhetorical strategies used by masters in the subarea of Discourse Analysis when writing the methodology for their dissertations
Resumo
O objetivo central deste trabalho é analisar a organização retórica de metodologias produzidas em dissertações da subárea de Análise do Discurso da área de Linguística, a fim de levar acadêmicos e educadores a refletirem acerca da natureza da escrita enquanto um processo situado em torno de gêneros, comunidade e disciplinas. Para isso, selecionamos 8 dissertações defendidas nos anos de 2020 e 2021 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí – PPGeL/UFPI. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos principalmente nas noções de cultura disciplinar (HYLAND, 2015), de gênero proposta por Swales (1990) e Miller (2009 [1984]) e de comunidades discursivas e propósitos comunicativos (SWALES, 1990, SWALES, 2016 e ASKEHAVE; SWALES, 2009). Nossa análise revelou a presença de dois passos ainda não descritos na literatura consultada, a saber P7 – Descrevendo a identificação dos componentes do corpus/participantes da pesquisa e P13 – Explicando procedimento ou abordagem.
Palavras-chave: Cultura Disciplinar; Escrita de mestrandos; Organização retórica.
Abstract
This work aims to analyze the rhetorical organization of methodologies produced in dissertations in the subarea of Discourse Analysis. For this, we selected eight dissertations defended in the years 2020 and 2021 in the Postgraduate Program in Letters of the Federal University of Piauí - PPGeL/UFPI. From a theoretical point of view, we rely mainly on the notions of disciplinary culture (HYLAND, 2015) of the genre proposed by Swales (1990) and Miller (2009 [1984]) and of discursive communities and communicative purposes (SWALES, 1990; SWALES, 2016; ASKEHAVE; SWALES, 2009). Our analysis revealed the presence of two steps not yet described in the consulted literature, namely P7 - Describing the identification of the components of the corpus/research participants and P13 - Explaining procedure or approach.
Keywords: Disciplinary Culture; Master's writing; Rhetorical organization.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 115
- pdf downloads: 64