Relato de experiência vivenciada por equipe técnica em um serviço de acolhimento frente ao fechamento das escolas no contexto da pandemia – COVID 19

Experience report lived by a technical team in a host service in view of the closure of schools in the context of the pandemic - COVID 19

Autores

Resumo

O presente texto teve o objetivo de apresentar o relato de experiência das técnicas que atuaram no serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, durante o período pandêmico da Covid-19. Durante este contexto (2020 – 2022) o serviço experienciou momentos de dificuldades decorrentes da necessidade do isolamento social – distanciamento das famílias, ausência da escola e a continuidade do processo de escolarização, ausência de formações continuadas aos educadores/cuidadores – tendo que criar estratégias para minimizar os desafios vividos colocando a família, também, como partícipe desse processo. Assim, foram desenvolvidas atividades em grupo com os acolhidos, contato por meio de cartas e vídeo chamadas na tentativa de minimizar os impactos causados. Por fim, nos apoiamos em autores como Públio (2016), Faleiros, (2013) e Bittencourt (2018) que nos ajudaram a pensar sobre o contexto do acolhimento institucional.

Palavras-chaves: Acolhimento institucional; Pandemia; Educação.

 

Abstract

This text aimed to present the experience report of the techniques that worked in the institutional reception service for children and adolescents, during the pandemic period of Covid-19. During this context (2020 - 2022) the service experienced moments of difficulty arising from the need for social isolation - distancing from families, absence from school and the continuity of the schooling process, absence of continued training for educators/caregivers - having to create strategies to minimize the challenges experienced by also placing the family as a participant in this process. Thus, group activities were developed with the sheltered, contact through letters and video calls in an attempt to minimize the impacts caused. Finally, we rely on authors such as Públio (2016), Faleiros, (2013) and Bittencourt (2018) who helped us to think about the context of institutional care.

Keywords: Institutional reception; Pandemic; Education

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Silva Resende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), Especialista em Construcionismo Social: práticas psicossociais pós-modernas pela PUC MG, Psicóloga pela PUC Minas. Membro do grupo do grupo de pesquisa GEFORPPEC- grupo de estudos em formação, políticas e práticas educativas e curriculares na linha de estudos NUFORDICC – núcleo de estudos em formação, diferença e composições curriculares (UESB). Email: nataliaresende_7@hotmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8094-1676.

Rosane Silva de Jesus Tigre, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Especialista em Tutoria e Ensino a Distância pela faculdade Futura. Licenciada em Ciências Sociais pela UESB e graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS. Email: rosejesustigre@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8571-412X.

Downloads

Publicado

22/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 116
  • pdf downloads: 173

Como Citar

SILVA RESENDE, N.; SILVA DE JESUS TIGRE, R. Relato de experiência vivenciada por equipe técnica em um serviço de acolhimento frente ao fechamento das escolas no contexto da pandemia – COVID 19 : Experience report lived by a technical team in a host service in view of the closure of schools in the context of the pandemic - COVID 19. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6673. Acesso em: 28 abr. 2024.