Práticas comunitárias em educação ambiental: saberes e vivências na construção do protocolo comunitário do Beira Amazonas, Brasil

Community practices in environmental education: knowledge and experiences in the construction of the community protocol of Beira Amazonas, Brazil

Autores

Resumo

Este artigo busca compreender os saberes/vivências em Educação Ambiental na construção do Protocolo Comunitário do Beira Amazonas, Amapá. A pesquisa é um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que consistiu em: 1) Levantamento bibliográfico; 2) Observação participante; 3) Grupo focal e 4) Análise dos dados. Os resultados mostram a preocupação em garantir a proteção dos recursos naturais, sendo que a sustentabilidade é compreendida como as inter-relações estabelecidas no tempo/vivência, que fortalecem as práticas comunitárias na defesa do conhecimento tradicional. A educação é entendida como pilar para o empoderamento e protagonismo social. Evidenciou-se, ainda, que a Educação Ambiental está intrinsicamente relacionada ao processo de construção do Protocolo Comunitário, numa perspectiva educacional popular freiriana, que tem como base os saberes locais dos povos ribeirinhos amazônicos amapaenses.

Palavras chaves: educação ambiental; protocolo comunitário; Amazônia.

 

Abstract

This article tries to understand the knowledge/experiences in Environmental Education in the construction of the Community Protocol of Beira Amazonas, Brazil. The research is a case study, with qualitative approach, which consisted of: 1) Bibliographic survey; 2) Participant observation; 3) Focus group and 4) Data analysis. The results show the concern to guarantee the protection of natural resources, and sustainability is seen as the interrelationship established in time/experience, which makes stronger the community practices in the defense of traditional knowledge. Education is understood as a pillar for empowerment and social protagonism. It was also highlighted that Environmental Education is intrinsically related to the construction process of the Community Protocol, in a popular Freirean educational perspective, which is based on the local knowledge of the Amazon riverside population.

Keywords: environmental education; community protocol; Amazon.

 

 

 

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Biografia do Autor

Elice Martins Nobre, Universidade do Estado do Amapá

Docente assistente da Universidade do Estado do Amapá, atua nas áreas de supervisão, orientação e gestão escolar. Pesquisadora na temática de educação ambiental, protocolo comunitário, saberes ambientais. Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2001) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (2022). E-mail:  nobreelice@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1020-3229.

 

Raimunda kelly Silva Gomes, Universidade do estado do Amapá

Docente adjunta da Universidade do Estado do Amapá, líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É coordenadora do NUTEX e possui experiência em pesquisas voltadas às questões socioambientais e educação do campo, no Estado do Amapá. Mãe da Maria Eduarda e da Yasmim, busca construir redes de saberes entre a universidade e as comunidades tradicionais. E-mail: rkellysgomes@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4653-4000.

 

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

NOBRE, E. M.; SILVA GOMES, R. kelly. Práticas comunitárias em educação ambiental: saberes e vivências na construção do protocolo comunitário do Beira Amazonas, Brasil: Community practices in environmental education: knowledge and experiences in the construction of the community protocol of Beira Amazonas, Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6664. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos