A Pedagogia Engajada e a Comunidade de Aprendizagem: contribuições de bell hooks à teoria educacional

Engaged pedagogy and the learning community: bell hooks contributions to educational theory

Autores

Resumo

Este ensaio tem como objetivo situar a importante contribuição de bell hooks para o campo educacional, enfatizando a elaboração de sua teoria pedagógica como perspectiva para pensarmos

Pressupostos didáticos que fundamentam as experiências de ensinar-aprender. Pretende-se destacar a elaboração teórica de hooks tomando como ponto de partida a Pedagogia Engajada enquanto concepção educacional e a Comunidade de Aprendizagem como possibilidade didática de almejarmos horizontes de aprendizagens significativas e acolhedoras. Discute-se a educação desde uma perspectiva crítica, descolonizadora e interseccional, pontuando elementos didáticos que possibilitam transformar a sala de aula num espaço em que transitem experiências, memórias, subjetividades e currículos que rompam com a lógica da educação bancária e colonialista.

Palavras-chave: bell hooks; Pedagogia Engajada; Comunidade de Aprendizagem.

 

Abstract

This essay aims to situate the important contribution of bell hooks to the educational field, emphasizing the elaboration of his pedagogical theory as a perspective for thinking about didactic precepts that underlie teaching-learning experiences. It is intended to highlight the theoretical elaboration of hooks taking as a starting point Engaged Pedagogy as an educational conception and the Learning Community as a didactic possibility to aim for horizons of reflective and welcoming learning. Education is discussed from a critical, decolonizing and intersectional perspective, pointing out didactic elements that make it possible to transform the classroom into a space in which experiences, memories, subjectivities and curricula that play with the logic of banking and colonialist education pass through.

Key word: bell hooks; Engaged Pedagogy; Learning Community.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB (PPGE-UFPB) com mestrado em educação e licenciatura e bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. É professora substituta no Departamento de Metodologias da Educação do Centro de Educação da UFPB, lecionando na área de Didática e na área de Ensino de Filosofia. E-mail: gncarreiro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5559-9901

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de processos de ensino e aprendizagem e do Departamento de Fundamentação em Educação na área de filosofia da educação da Universidade Federal da Paraíba, líder do grupo ÁGORA de estudos e pesquisa em filosofia e psicologia da educação. E-mail: taniarpalhano@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3573-6889.

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 680
  • pdf downloads: 317

Como Citar

CARREIRO, G. da N.; RODRIGUES PALHANO, T. A Pedagogia Engajada e a Comunidade de Aprendizagem: contribuições de bell hooks à teoria educacional: Engaged pedagogy and the learning community: bell hooks contributions to educational theory . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6663. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos