A Pedagogia Engajada e a Comunidade de Aprendizagem: contribuições de bell hooks à teoria educacional
Engaged pedagogy and the learning community: bell hooks contributions to educational theory
Resumo
Este ensaio tem como objetivo situar a importante contribuição de bell hooks para o campo educacional, enfatizando a elaboração de sua teoria pedagógica como perspectiva para pensarmos
Pressupostos didáticos que fundamentam as experiências de ensinar-aprender. Pretende-se destacar a elaboração teórica de hooks tomando como ponto de partida a Pedagogia Engajada enquanto concepção educacional e a Comunidade de Aprendizagem como possibilidade didática de almejarmos horizontes de aprendizagens significativas e acolhedoras. Discute-se a educação desde uma perspectiva crítica, descolonizadora e interseccional, pontuando elementos didáticos que possibilitam transformar a sala de aula num espaço em que transitem experiências, memórias, subjetividades e currículos que rompam com a lógica da educação bancária e colonialista.
Palavras-chave: bell hooks; Pedagogia Engajada; Comunidade de Aprendizagem.
Abstract
This essay aims to situate the important contribution of bell hooks to the educational field, emphasizing the elaboration of his pedagogical theory as a perspective for thinking about didactic precepts that underlie teaching-learning experiences. It is intended to highlight the theoretical elaboration of hooks taking as a starting point Engaged Pedagogy as an educational conception and the Learning Community as a didactic possibility to aim for horizons of reflective and welcoming learning. Education is discussed from a critical, decolonizing and intersectional perspective, pointing out didactic elements that make it possible to transform the classroom into a space in which experiences, memories, subjectivities and curricula that play with the logic of banking and colonialist education pass through.
Key word: bell hooks; Engaged Pedagogy; Learning Community.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 680
- pdf downloads: 317