Educação Matemática e Ensino Híbrido: estado do conhecimento de teses e dissertações defendidas no Brasil de 2010 a 2019

Enseñanza Matemática y Enseñanza Mixta: estado del conocimiento de las tesis y disertaciones defendidas en Brasil de 2010 a 2019

Autores

Resumo

O objetivo, no presente artigo, é analisar as produções de teses e dissertações brasileiras que utilizaram o Ensino Híbrido no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no período de 2010 a 2019, com foco em estudos que se apresentam como subsídio para a formação continuada de professores que ensinam matemática. Com esse intuito, realizou-se uma busca nos trabalhos stricto sensu, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados indicam que essa produção se caracteriza pela predominância de dissertações, principalmente, na Região Sudeste do país. A origem dessas investigações está vinculada, majoritariamente, ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Ainda foi possível constatar que, preponderantemente, os estudos estão voltados para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica e aliados à proposta da sala de aula invertida.

Palavras-chave: Mapeamentos de Pesquisas; Teses e Dissertações; Blended Learning; Educação Matemática.

 

Resumen

El objetivo, en este artículo, es analizar la producción de tesis y disertaciones en Brasil que utilizaron Blended Learning en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas de 2010 a 2019, centrándose en los estudios que se presentan como un subsidio para la formación continua de profesores que enseñan Matemática. Para ello, se realizó una búsqueda de obras en sentido estricto, en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior. Los resultados indican que esa producción se caracteriza por el predominio de las disertaciones, principalmente en la Región Sudeste del país. El origen de estas investigaciones está ligado, en su mayoría, a la Maestría Profesional en Matemáticas en Red Nacional. Todavía fue posible verificar que, predominantemente, los estudios están enfocados en la enseñanza y aprendizaje de la Matemática en la Educación Básica y aliados à la propuesta del aula invertida.

Palabras-chaves: mapeos de investigación; Tesis y Disertaciones; aprendizaje combinado; Educación Matemática.

 

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Biografia do Autor

Alex Almeida de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Estadual de Santa Cruz). Especialista em Matemática Financeira e Estatística (Universidade Candido Mendes). Graduado em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana). Atualmente participa, como membro, do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos - REPARE em EdMat e do Núcleo de estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS/SBEM-BA). Professor de Matemática da Educação Básica nos municípios de Feira de Santana-BA e Ipecaetá-BA. E-mail: aasouza27@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5639-0472.

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em em Educação e Formação de Professores Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPG ECFP, UESB (2023). Mestre em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Atualmente é coordenador de uma escola municipal do município de Cairu-BA. E-mail: lucasceeft@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5848-2100

 

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Publicado

06/06/2023
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Como Citar

SOUZA, A. A. de; DE EÇA, J. L. M. Educação Matemática e Ensino Híbrido: estado do conhecimento de teses e dissertações defendidas no Brasil de 2010 a 2019: Enseñanza Matemática y Enseñanza Mixta: estado del conocimiento de las tesis y disertaciones defendidas en Brasil de 2010 a 2019. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6644. Acesso em: 3 jul. 2024.

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Artigos