A produção acadêmico-científica sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) nos cursos de Pós-Graduação em universidades brasileiras no período de 1979 a 2020

The academic-scientific production on the Basic Education Movement (MEB) in postgraduate courses in Brazilian universities from 1979 to 2020

Autores

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) e tem como objetivo investigar a produção do conhecimento sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) em universidades brasileiras, nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, no período de 1979 a 2020. Busca também identificar as principais tendências temáticas abordadas nessas produções. Criado sob o Decreto n. 50.370/1961, o MEB destacou-se pela proposição de uma educação de base sustentada na Cultura Popular e na Radiodifusão Educativa. Os resultados apontam que os estudos que têm o MEB como objeto são insipientes, por isso a necessidade de ampliar o debate sobre a temática, propor releituras e discussões que possam rememorar a trajetória do MEB no contexto histórico brasileiro.

 Palavras-chave: Movimento de Educação de Base; Estado da arte; Tendências temáticas.

 

 

 Abstract

This study is part of a Doctoral research in Education of the Graduate Program in Education in the Amazon and aims to investigate the production of knowledge about the Basic Education Movement (MEB) in Brazilian universities, in stricto sensu graduate courses, from 1979 to 2020. Search to identify the main thematic trends addressed in these productions. Created under decree n° 50,370/1961, the MEB stood out for the proposition of a basic education sustained in Popular Culture and Educational Broadcasting. The results indicate that the studies that have the BEM as an object are insipid, so the need to broaden the discussion on the subject, propose rereadings and discussions that can recall the trajectory of the BEM in the Brazilian historical context.

Key words: Basic Education Movement (MEB), State of the art, Thematic trends.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlene Araújo Gomes, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Mestra em Educação/PPGE/UFT/Palmas.  Licenciada em Pedagogia pela UEPA. Atua como Especialista em Educação da Unidade Regional de Ensino (15ª URE/PA), em Conceição do Araguaia/PA.  Integrante do Grupo de Pesquisa História, Historiografia e Fontes de pesquisa em Educação (HISTEDBR - UFT/Palmas-TO).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2431-3736. E-mail: lenegomes4@gmail.com

 

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutorado em História/UFPE. Mestrado em História/UFPE. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) e da UFT. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Líder de grupo de pesquisa HISTEDBR - UFT/Palmas-TO-CNPq(2004) ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2335-121X. E-mail: jocyleia@uft.edu.br

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PROCAD - UFT/UFRN/UEPA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG). ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-0015-415X. E-mail: azemarsoares@hormail.com

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 89
  • pdf downloads: 54

Como Citar

ARAÚJO GOMES, D.; SANTANA DOS SANTOS, J.; DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, A. A produção acadêmico-científica sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) nos cursos de Pós-Graduação em universidades brasileiras no período de 1979 a 2020: The academic-scientific production on the Basic Education Movement (MEB) in postgraduate courses in Brazilian universities from 1979 to 2020. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6635. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos