Questões candentes sobre avaliação educacional: interlocuções teórico-conceituais presente na produção acadêmica

Preguntas candentes sobre la evaluación educativa: interlocuciones teórico-conceptual presente en la producción académica

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Resumo

O artigo discute como estudos acadêmicos analisam a avaliação educacional no âmbito nacional, e suas interfaces com a accountability, buscando apreender questões candentes sobre o tema no campo da educação. Em termos metodológicos, efetua estudo exploratório de artigos publicados entre 2018-2021, acessados das bases de dados da CAPES, SciELO e ANPEd. Os resultados indicam que o tema se encontra mergulhado numa teia conceitual, cujos arranjos são orquestrados por preceitos neoliberais. Também indicam que pesquisadores tendem à análise crítica, tanto das políticas de avaliação educacional quanto da associação delas com a gestão escolar e mecanismos de responsabilização. Conclui destacando que reflete, nas publicações analisados, o afastamento do Estado enquanto provedor de políticas públicas sociais e o reforço de um Estado avaliador e regulador, condicionado pela racionalidade econômica.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Estado avaliador. Regulação por resultados. Accountability

 

 

Resumen

El artículo discute cómo los estudios académicos han analizado la evaluación educativa a nivel nacional y sus interfaces con la accountability, buscando captar preguntas candentes sobre el tema en el campo de la educación. En términos metodológicos, realiza un estudio exploratorio de artículos publicados entre 2018-2021, accedidos desde CAPES, SciELO e ANPEd. Los resultados indican que el tema está inmerso en una teia conceptual, cuyos arreglos están orquestados por preceptos neoliberales. También indican que los investigadores tienden al análisis crítico, tanto de las políticas de evaluación educativa como de su asociación con la gestión escolar y los mecanismos de responsabilización.  Concluye destacando que refleja, en las publicaciones analizadas, la eliminación del Estado como proveedor de políticas públicas sociales y el fortalecimiento de un Estado evaluador y regulador, condicionado por la racionalidad económica.

Palabras clave: Evaluación educativa. Estado evaluador. Regulación por resultados. Accountability

 

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Biografia do Autor

Michele Luciane Blind de Morais, Unoesc

Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora do grupo GEPPeC e GEPPAyA. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas enfocando, principalmente, políticas de avaliação educacional e accountability. Bolsista Capes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0251-0608  E-mail: micheleblind10@gmail.com   

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós –Graduação stricto sensu em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Linha de Pesquisa Processos Educativos – Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino  (GEFOPE). Bolsista UNIEDU.  Mestre em Educação - Unochapecó. Servidor da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. ORCID: https://orcid.org/00000-0002-4075-7150 .    E-mail: pauloroberto.dallavalle@gmail.com        

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

LUCIANE BLIND DE MORAIS, M.; DALLA VALLE, P. R. Questões candentes sobre avaliação educacional: interlocuções teórico-conceituais presente na produção acadêmica : Preguntas candentes sobre la evaluación educativa: interlocuciones teórico-conceptual presente en la producción académica. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6615. Acesso em: 5 out. 2024.