Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília

Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people: a study in the context of the University of Brasilia

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Educação superior; Inclusão; Jovens cegos.

 

Abstract
This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out.

Keywords: Higher education; Inclusion; Young blind people.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layne Silva de Jesus, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade de Brasília, na linha de Estudos Comparados em Educação – ECOE. E-mail: layne.silva11@gmail.com       Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9073-0653

 

Sinara Pollom Zardo, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Diretos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília.

E-mail: sinarazardo@unb.br; sinarazardo@gmail.com 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0944-8333

Downloads

Publicado

29/05/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 98
  • pdf downloads: 64

Como Citar

SILVA DE JESUS, L.; POLLOM ZARDO, S. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília: Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people: a study in the context of the University of Brasilia. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos