Estrutura fatorial e precisão das Subescalas de Renzulli (Artística, Científica, Aprendizagem, Leitura e Matemática) para o contexto brasileiro

Factorial structure and precision of the Renzulli Subscales (Artistic, Scientific, Learning, Reading and Mathematics) for the Brazilian context

Autores

Resumo

Considerando que a superdotação é multifacetada e que há distintos comportamentos que caracterizam esse público-alvo, investigamos, para o contexto brasileiro, a estrutura e a precisão por meio da consistência interna, de cinco subescalas da Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III), elaborada por Renzulli e colaboradores. Em formulário online, 72 professores com idades entre 22 e 63 anos, provenientes de dez estados brasileiros, avaliaram 117 alunos, com idades entre 4 e 18 anos, sendo 63,79% do sexo masculino, em sua maioria, provenientes de escola pública (69,82%). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de cinco fatores, cada um correspondendo a uma das cinco subescalas, com indicação de preservação dos itens conforme escala original. Os valores da precisão, por meio da consistência interna oscilaram entre α=0,959 e α=0,986, mostrando-se adequados. Os resultados são promissores e motivam a condução de novos estudos voltados à investigação das suas qualidades psicométricas em amostras brasileiras, dado seu frequente uso no país.

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Avaliação; SRBCSS-III.

 

Abstract

Due to the fact that giftedness is multifaceted and that different behaviors are associated with this audience, we determined for the Brazilian context, the structure and precision of five subscales of the Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III), developed by Renzulli and collaborators. Using an online platform, 72 professors aged between 22 and 63 years old, from Ten Brazilian States, evaluated 117 students ranging in age from 4 to 18, with the majority being male and from a public school (69.82%). Five factors were determined as a result of exploratory factor analysis. Each factor corresponded to one of the five subscales and indicated the level of preservation of the items according to the original scale. In terms of internal consistency, precision values ranged between α =0.959 and α =0.986, which proved to be adequate. The results are promising and compel the conduct of additional studies aimed at examining its psychometric properties in Brazilian samples.

Keywords: Giftedness; Evaluation; SRBCSS-III.

 

 

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Biografia do Autor

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of Califórnia - Berkeley (dez/2019 a dez/2020, bolsista Fapesp). Pós-Doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2003 e 2006, bolsista CNPq). Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Ex-presidente e atual membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. E-mail: tatiananakano@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5720-8940

Carina Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Campus de São José do Rio Preto. Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos, UNESP/São José do Rio Preto e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, UNESP/Bauru. Coordenadora da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS). Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS). E-mail: carina.rondini@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402

 

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Publicado

13/07/2023
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Como Citar

NAKANO, T. de C.; RONDINI, C. Estrutura fatorial e precisão das Subescalas de Renzulli (Artística, Científica, Aprendizagem, Leitura e Matemática) para o contexto brasileiro: Factorial structure and precision of the Renzulli Subscales (Artistic, Scientific, Learning, Reading and Mathematics) for the Brazilian context . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6595. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos