Estrutura fatorial e precisão das Subescalas de Renzulli (Artística, Científica, Aprendizagem, Leitura e Matemática) para o contexto brasileiro
Factorial structure and precision of the Renzulli Subscales (Artistic, Scientific, Learning, Reading and Mathematics) for the Brazilian context
Resumo
Considerando que a superdotação é multifacetada e que há distintos comportamentos que caracterizam esse público-alvo, investigamos, para o contexto brasileiro, a estrutura e a precisão por meio da consistência interna, de cinco subescalas da Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III), elaborada por Renzulli e colaboradores. Em formulário online, 72 professores com idades entre 22 e 63 anos, provenientes de dez estados brasileiros, avaliaram 117 alunos, com idades entre 4 e 18 anos, sendo 63,79% do sexo masculino, em sua maioria, provenientes de escola pública (69,82%). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de cinco fatores, cada um correspondendo a uma das cinco subescalas, com indicação de preservação dos itens conforme escala original. Os valores da precisão, por meio da consistência interna oscilaram entre α=0,959 e α=0,986, mostrando-se adequados. Os resultados são promissores e motivam a condução de novos estudos voltados à investigação das suas qualidades psicométricas em amostras brasileiras, dado seu frequente uso no país.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Avaliação; SRBCSS-III.
Abstract
Due to the fact that giftedness is multifaceted and that different behaviors are associated with this audience, we determined for the Brazilian context, the structure and precision of five subscales of the Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III), developed by Renzulli and collaborators. Using an online platform, 72 professors aged between 22 and 63 years old, from Ten Brazilian States, evaluated 117 students ranging in age from 4 to 18, with the majority being male and from a public school (69.82%). Five factors were determined as a result of exploratory factor analysis. Each factor corresponded to one of the five subscales and indicated the level of preservation of the items according to the original scale. In terms of internal consistency, precision values ranged between α =0.959 and α =0.986, which proved to be adequate. The results are promising and compel the conduct of additional studies aimed at examining its psychometric properties in Brazilian samples.
Keywords: Giftedness; Evaluation; SRBCSS-III.
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