Estratégias de formação do leitor no projeto Bale Mirim durante a pandemia: das obras clássicas às contemporâneas

Reader training strategies in the Bale Mirim project during the pandemic: from classic to contemporary works

Autores

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de intervenção da disciplina “Formação do leitor e ensino de literatura”, do Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo como discussão central a formação do leitor por gosto e as experiências de leitura construídas no percurso formativo de cada indivíduo. Adotou-se a abordagem qualitativa, que conforme Richardson (2008) permite compreender e analisar o processo dinâmico da pesquisa. Associados a este realizou-se uma intervenção literária que teve como espaço o projeto BALE MIRIM. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso fundamentada pelas discussões de Orlandi (1999).  Os dados evidenciam que, quando as crianças compartilham de suas experiências leitoras, ocorre o processo de identificação e o envolvimento delas nas descobertas fantásticas encontradas no ato de ler, no qual ao mergulhar nas páginas de um livro a imaginação pode ser conduzida a lugares, até então, desconhecidos.

Palavras-chave: Formação do leitor; Leitura literária de clássicos; Experiências de leitura.

 

Abstract

This work is the result of an intervention project of the discipline "Learner formation and teaching of literature", of the Master in Teaching, of the Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), of the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), having as central discussion the formation of the reader by taste and the reading experiences built in the formative path of each individual. A qualitative approach was adopted, which, according to Richardson (2008), allows understands and analyzes the dynamic process of the research. Associated with this, a literary intervention was carried out which had the BALE MIRIM project as its space. Data were analyzed based on Discourse Analysis based on discussions by Orlandi (1999).A qualitative approach and field research were adopted, and a literary intervention was carried out that had the BALE MIRIM project as its space. The data show that, when children share their reading experiences, there is a process of identification and their involvement in the fantastic discoveries found in the act of reading, in which, by immersing themselves in the pages of a book, imagination can be led to places, even so unknown.

Keywords: Reader formation; Literary reading of classics; Reading experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Andrade dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus de Pau dos Ferros/CAPF

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2021-2023). Professora contratada na rede municipal de ensino do município de Pau dos Ferros-RN. E-mail: beatrizandradesantos2@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8522-1931.

 

Cássia da Silva, Superintendente Escolar da 19ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação - 19ª CREDE/CE

Superintendente Escolar da 19ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação - 19ª CREDE/CE. Doutora em Letras pelo PPGL/UERN, Pau dos Ferros-RN. Professora de Literatura da Universidade Regional do Cariri – URCA. E-mail: cassia_silv@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8951-5849

 

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, UERN

Doutorado em Educação/UFRN. Professora do Departamento de Educação da UERN, do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado em Ensino. E-mail: dianalopes@uern.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5239-0317

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • pdf downloads: 56

Como Citar

ANDRADE DOS SANTOS, B.; DA SILVA, C.; LEITE LOPES SALDANHA, D. M. Estratégias de formação do leitor no projeto Bale Mirim durante a pandemia: das obras clássicas às contemporâneas: Reader training strategies in the Bale Mirim project during the pandemic: from classic to contemporary works. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6592. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos