As faces lúdicas da educação física: a atividade ludo-pedagógica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano na escola

The playful faces of physical education: the ludo-pedagogical activity in human learning and development process at school

Autores

Resumo

O presente ensaio teórico objetiva conceituar a “atividade ludo-pedagógica” como possibilidade aos processos de ensino/aprendizagem em educação física escolar, em uma direção humanizadora. Pautados em estudos teóricos e vivências práticas, defendemos as atividades de ensino de caráter lúdico para a apropriação pelos estudantes de conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos no âmbito da cultura corporal. Assim, a atividade lúdica é vital para a constituição do ser humano em suas múltiplas determinações, pois encontra-se oposta ao trabalho formal e torna-se, na escola, a negação do trabalho alienado. Ao romper com as características alienadas presentes nas várias manifestações da cultura corporal, as aulas de Educação Física Escolar podem expressar possibilidades para a transformação humana, efetivando processos educativos verdadeiramente emancipatórios. 

Palavras-chave: Educação física escolar; Atividade ludo-pedagógica; Humanização.

 

Abstract

This theoretical essay aims to conceptualize "ludo-pedagogical activity" as a possibility for the teaching and learning processes in physical education within a humanizing direction. Based on a theoretical studies and practical experiences, we advocate for teaching activities with a ludic character to enable students to appropriate scientific, artistic, and philosophical knowledge within the realm of bodily culture. Thus, ludic activity is vital for the constitution of the human being in its multiple determinations, as it stands opposed to formal work and becomes, in the school context, a negation of alienated labor. By breaking away from the alienated characteristics present in various manifestations of bodily culture, Physical Education classes in schools can express possibilities for human transformation, enabling truly emancipatory educational processes.

Keywords: School physical education; Ludo-pedagogical activity; Humanization.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, UNESP

Livre Docente em Educação e Desenvolvimento Humano, Doutor em Psicologia da Educação com pós-doutorado na Universith of Bath/Inglaterra. É docente/pesquisador do programa de pós-graduação em Educação e do Depto. de Ed. Física da Unesp - Pres. Prudente e coordenador do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc). E-mail: tuim.viotto@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5872-4341  

 

Lucas Rinaldini Rinaldini, Instituto Federal de São Paulo

Mestre e doutorando em Educação pela FCT/UNESP – Presidente Prudente. Licenciado em Letras pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) e em História pelo Centro Universitário Toledo. Especialista em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Assistente de alunos no Instituto Federal de São Paulo Campus Birigui (IFSP) e membro do Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc). E-mail: lucas.rinaldini@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0182-3696

Rodrigo Lima Nunes, Faculdade de Presidente Prudente

Doutor e Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente. Licenciado em Educação Física pela mesma instituição. Professor Colaborador no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV) e membro do Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc). E-mail: rlnunes2@uem.br                                  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5784-0081

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 108
  • pdf downloads: 71

Como Citar

ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO, I.; RINALDINI, L. R.; LIMA NUNES, R. As faces lúdicas da educação física: a atividade ludo-pedagógica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano na escola: The playful faces of physical education: the ludo-pedagogical activity in human learning and development process at school. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6586. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)