As faces lúdicas da educação física: a atividade ludo-pedagógica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano na escola
The playful faces of physical education: the ludo-pedagogical activity in human learning and development process at school
Resumo
O presente ensaio teórico objetiva conceituar a “atividade ludo-pedagógica” como possibilidade aos processos de ensino/aprendizagem em educação física escolar, em uma direção humanizadora. Pautados em estudos teóricos e vivências práticas, defendemos as atividades de ensino de caráter lúdico para a apropriação pelos estudantes de conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos no âmbito da cultura corporal. Assim, a atividade lúdica é vital para a constituição do ser humano em suas múltiplas determinações, pois encontra-se oposta ao trabalho formal e torna-se, na escola, a negação do trabalho alienado. Ao romper com as características alienadas presentes nas várias manifestações da cultura corporal, as aulas de Educação Física Escolar podem expressar possibilidades para a transformação humana, efetivando processos educativos verdadeiramente emancipatórios.
Palavras-chave: Educação física escolar; Atividade ludo-pedagógica; Humanização.
Abstract
This theoretical essay aims to conceptualize "ludo-pedagogical activity" as a possibility for the teaching and learning processes in physical education within a humanizing direction. Based on a theoretical studies and practical experiences, we advocate for teaching activities with a ludic character to enable students to appropriate scientific, artistic, and philosophical knowledge within the realm of bodily culture. Thus, ludic activity is vital for the constitution of the human being in its multiple determinations, as it stands opposed to formal work and becomes, in the school context, a negation of alienated labor. By breaking away from the alienated characteristics present in various manifestations of bodily culture, Physical Education classes in schools can express possibilities for human transformation, enabling truly emancipatory educational processes.
Keywords: School physical education; Ludo-pedagogical activity; Humanization.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 220
- pdf downloads: 107