Uma reflexão sobre as formas de gestão da escola brasileira e portuguesa

Reflecting upon forms of school management in Brazil and Portugal

Autores

Resumo

A gestão escolar em diferentes realidades do mundo possui peculiaridades dependendo da legislação e da correlação de forças, mas deve manter sua essência de mediar o trabalho pedagógico. Diante disso, o presente texto tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as formas de gestão da escola brasileira e portuguesa. Por meio de pesquisa bibliográfica, identificou-se que em ambas as realidades a gestão escolar na contemporaneidade passa por modelos burocráticos, gerencialistas e, em alguns casos, com alguns princípios democráticos, sob influência permanente da lógica privada, que conduz as políticas públicas educacionais tanto no Brasil quanto em Portugal.

Palavras-chave: Gestão Escolar; Gestão Escolar Brasileira; Gestão Escolar portuguesa.

 

Abstract

School management in different realities across the world has specificities varying with legislation and force correlations, however it ought to keep its essence of mediating pedagogical work. Thus this paper aims at carrying out a reflection upon forms of school management in Brazil and Portugal. Through bibliographical research, we identified that in both realities contemporary school management is marked by bureaucratical and managerial models, with, in certain cases, some democratic principles, under the private-sector logic permanent influence, which informs education public policy both in Brazil and in Portugal.

Keywords: School management; Brazilian school management; Portuguese school management.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Pará atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8451-3505.   E-mail: tefam@ufpa.br.

António Vitor Nunes de Carvalho , Universidade de Aveiro

Professor da Universidade de Aveiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5125-5121.

E-mail: avitor@ua.pt.

 

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 148
  • pdf downloads: 87

Como Citar

FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS, T.; VITOR NUNES DE CARVALHO , A. Uma reflexão sobre as formas de gestão da escola brasileira e portuguesa: Reflecting upon forms of school management in Brazil and Portugal. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6582. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos