Uma reflexão sobre as formas de gestão da escola brasileira e portuguesa
Reflecting upon forms of school management in Brazil and Portugal
Resumo
A gestão escolar em diferentes realidades do mundo possui peculiaridades dependendo da legislação e da correlação de forças, mas deve manter sua essência de mediar o trabalho pedagógico. Diante disso, o presente texto tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as formas de gestão da escola brasileira e portuguesa. Por meio de pesquisa bibliográfica, identificou-se que em ambas as realidades a gestão escolar na contemporaneidade passa por modelos burocráticos, gerencialistas e, em alguns casos, com alguns princípios democráticos, sob influência permanente da lógica privada, que conduz as políticas públicas educacionais tanto no Brasil quanto em Portugal.
Palavras-chave: Gestão Escolar; Gestão Escolar Brasileira; Gestão Escolar portuguesa.
Abstract
School management in different realities across the world has specificities varying with legislation and force correlations, however it ought to keep its essence of mediating pedagogical work. Thus this paper aims at carrying out a reflection upon forms of school management in Brazil and Portugal. Through bibliographical research, we identified that in both realities contemporary school management is marked by bureaucratical and managerial models, with, in certain cases, some democratic principles, under the private-sector logic permanent influence, which informs education public policy both in Brazil and in Portugal.
Keywords: School management; Brazilian school management; Portuguese school management.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 148
- pdf downloads: 87