Educação Matemática Inclusiva: Diálogos com as Teorias da Atividade, da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas

Inclusive Mathematics Education: Dialogues with the Theories of Activity, Meaningful Learning and Didactic Situations

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta a resenha do livro “Educação Matemática Inclusiva: diálogos com as Teorias da Atividade, da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas”, escrito pelos professores Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB) e Ana Lúcia Manrique (PUC-SP), publicado em 2019 pela Editora Livraria da Física. A obra teve como objetivos desvelar e discutir as políticas públicas brasileiras para o acesso e a permanência de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) nos sistemas de ensino brasileiro. Dividido em sete capítulos, o livro apresenta problemas e exemplos didáticos relevantes às práticas pedagógicas na aula de Matemática com a presença de alunos NEE e finaliza com reflexões que contribuem para a discussão do tema nas formações inicial e continuada e das escolas.

Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva; Formação de Professores; Políticas Públicas inclusivas.

 

Abstract

This paper presents a review of the book “Inclusive Mathematics Education: dialogues with the Theories of Activity, Meaningful Learning and Didactic Situations”, written by professors Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB) and Ana Lúcia Manrique (PUC-SP), published in 2019 by Editora Livraria da Física. The objective of the work was to unveil and discuss Brazilian public policies for the access and permanence of students with specific educational needs (SEN) in Brazilian education systems. Divided into seven chapters, the book presents problems and didactic examples relevant to pedagogical practices in Mathematics classes with SEN students and ends with reflections that contribute to the discussion of the theme in initial and continuing education and in schools.

Keywords: Inclusive Mathematics Education; Teacher training; Inclusive public policies

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8623-3769.   E-mail: fraz.joeanne@gmail.com.  

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Psicopedagogia (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6664-6419.  E-mail: ellenmou@gmail.com.  

 

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6813-2913. E-mail: prof.karlasantos@gmail.com.

Downloads

Publicado

06/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 269
  • pdf downloads: 143

Como Citar

FRAZ, J. N.; MOURA, E. M. B. de; SANTOS, K. V. G. dos. Educação Matemática Inclusiva: Diálogos com as Teorias da Atividade, da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas: Inclusive Mathematics Education: Dialogues with the Theories of Activity, Meaningful Learning and Didactic Situations. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6580. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas