A formação de professores para a educação básica em um Instituto Federal da Amazônia
Teacher training for basic education in a Federal Institute in the Amazon
Resumo
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Este estudo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em dois momentos históricos distintos no mesmo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A primeira parte, realizada em novembro de 2017, foi baseada em grupo focal com professores, alunos e egressos de um curso de licenciatura. A segunda parte, realizada em novembro de 2021, no contexto da pandemia de Covid -19, com aplicação de um questionário em Google Forms, com as mesmas questões levantadas no grupo focal por alunos de três licenciaturas: Biologia, Física e Matemática. Descreve os discursos acerca da formação de professores no Instituto Federal do Acre, com ênfase nas categorias precarização do trabalho e da formação docente. Os dados coletados foram analisados a partir dos dispositivos metodológicos da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011).
Palavras-chave: Precarização da formação docente; Trabalho verticalizado no IF; Estágio supervisionado.
Abstract
This study is the result of qualitative research carried out at two different times, at the same Federal Institute of Education and Technology (IFs). The first, held in 2017, was based on a focus group with professors, students and graduates of a degree course in November. The second part, carried out in the context of the Covid-19 pandemic of 2021, with the application of a questionnaire in Google Forms, with the same questions raised in the focus group by students from three degrees: Biology, Physics and Mathematics. It describes the discourses about teacher training at the Instituto Federal do Acre, with emphasis on the categories of precariousness of work and teacher training. The collected data were analyzed using the Content Analysis methodological devices, according to Bardin (2011).
Keywords: Precariousness of teacher training; Vertical work in the IF; Supervised internship.
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