A Reforma Educacional através do modelo por competências no Brasil e no México: a tensão entre o global x local

Reforma Educativa a través del modelo de competencias en Brasil y México: la tensión entre lo global x lo local

Autores

Resumo

As reformas educacionais pautadas pelo modelo de competências se mostram contraditórias, alguns autores consideram o modelo de Educação por competências voltado ao mercado e às relações imediatistas. Por este viés, a pesquisa tem como objetivo analisar comparativamente as tensões entre o global e o local produzidas pelo modelo de Educação por competências - no Brasil e no México. Realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, de caráter bibliográfico e documental. Como resultado, observou-se uma Educação com viés neoliberal e neoeconomicista, a qual pode resultar em, pelo menos, duas tendências: a primeira é a homogeneização, tanto por meio de organismos internacionais quanto pelo currículo. A segunda, por sua vez, é a reprodução de um sistema imposto, direcionando práticas educacionais, descolando-as de contextos reais de vida.

Palavras-chave: Competências; Educação Comparada; Epistemologia.

 

Resumen

Las reformas educativas pautadas por el modelo de competencias son contradictorias, algunos autores consideran el modelo de Educación por competencias orientado al mercado y a las relaciones inmediatistas. Por este sesgo, la investigación tiene como objetivo analizar comparativamente las tensiones entre lo global y lo local producidas por el modelo de Educación por competencias - en Brasil y México. Se realizó una investigación cualitativa exploratoria, bibliográfica y documental. Como resultado, se observó una educación con sesgo neoliberal y neoeconomicista, que puede derivar en al menos dos tendencias: la primera es la homogeneización, tanto a través de organismos internacionales como a través del currículo. El segundo, a su vez, es la reproducción de un sistema impuesto, dirigiendo las prácticas educativas, desvinculándolas de los contextos de la vida real.

Palabras clave: Habilidades; Educación Comparada; Epistemología.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Macedo, FURB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Regional de Blumenau (FURB) com a pesquisa intitulada: As Tendências epistemológicas nas pesquisas sobre competências digitais no Brasil, México e Espanha: uma comparação, onde também cursou o Mestrado em Educação. É integrante do grupo de pesquisa EDUCOGITANS. Tem apoio/bolsa do Fumdes Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - UNIEDU. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2728-4421. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8262099715725982.

E-mail: barbaramacedo16@hotmail.com.

 

Brigitte Klemz Jung , Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000) e especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) (2005). Mestrado em Educação pela FURB (conclusão em maio de 2008).   Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/Doutorado em Educação da FURB (Universidade Regional de Blumenau), integrante do grupo de pesquisa EDUCOGITANS. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1378-1160. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4456270550215459.    E-mail: brigitte@drj.com.br.

 

Adolfo Ramos Lamar, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui doutorado em Educação e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, pós-doutorado em Educação pela USP, Brasil. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Educação, Epistemologia, Educação Agrária, Educação Comparada, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Coordenador do grupo de pesquisa EDUCOGITANS. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1164-1172. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2295885579063119. E-mail: jemabra@furb.br.

 

Downloads

Publicado

07/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 139
  • pdf downloads: 76

Como Citar

MACEDO, B.; KLEMZ JUNG, B.; RAMOS LAMAR, A. A Reforma Educacional através do modelo por competências no Brasil e no México: a tensão entre o global x local: Reforma Educativa a través del modelo de competencias en Brasil y México: la tensión entre lo global x lo local. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6487. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos