Sem internet, celular e computador: a impossibilidade de aulas remotas nas aldeias indígenas Sateré-Mawé durante a pandemia de covid-19
Without internet, mobile and computer: the impossibility of remote classes in the Sateré-Mawé indigenous villages during the covid-19 pandemic
Resumo
Este trabalho mostra os desafios de professores e de alunos Sateré-Mawé, da Aldeia de Ponta Alegre localizada no Rio Andirá, na Terra indígena Andirá-Marau/Amazonas, que, sem acesso aos meios tecnológicos e digitais, não tiveram aulas remotas e on-line durante a pandemia de COVID-19, a partir do ano de 2020. Os passos metodológicos utilizados na pesquisa foram a revisão bibliográfica e etnográfica. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da observação participante. Os resultados apontam que a educação escolar indígena da aldeia de Ponta Alegre Rio Andirá ainda não utiliza as tecnologias digitais (internet, computador e celular) como recurso didático da escola e na prática pedagógica do professor. Portanto, os alunos indígenas da aldeia não tiveram acesso as aulas on-line e remotas no ano de 2020, apenas aulas semipresenciais no ano de 2021, depois da segunda dose da vacina.
Palavras-chave: Educação; Pandemia; Povos Originários.
Abstract
This work shows the challenges of Sateré-Mawé teachers and students, from the village of Ponta Alegre located on the Andirá River, in the Andirá-Marau/Amazonas Indigenous Land, who, without access to technological and digital means, did not have remote and online classes during the COVID-19 pandemic, starting in 2020. The methodological steps used in the research were the bibliographic and ethnographic review. The data collection technique was carried out through participant observation. The results show that indigenous school education in the village of Ponta Alegre Rio Andirá still does not use digital technologies (internet, computer and cell phone) as a didactic resource at the school and in the teacher's pedagogical practice. Therefore, indigenous students in the village did not have access to online and remote classes in 2020, only blended classes in 2021, after the second dose of the vaccine.
Keywords: Pandemic. Education. Native Peoples.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 148
- pdf downloads: 68