Sem internet, celular e computador: a impossibilidade de aulas remotas nas aldeias indígenas Sateré-Mawé durante a pandemia de covid-19

Without internet, mobile and computer: the impossibility of remote classes in the Sateré-Mawé indigenous villages during the covid-19 pandemic

Autores

Resumo

Este trabalho mostra os desafios de professores e de alunos Sateré-Mawé, da Aldeia de Ponta Alegre localizada no Rio Andirá, na Terra indígena Andirá-Marau/Amazonas, que, sem acesso aos meios tecnológicos e digitais, não tiveram aulas remotas e on-line durante a pandemia de COVID-19, a partir do ano de 2020. Os passos metodológicos utilizados na pesquisa foram a revisão bibliográfica e etnográfica. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da observação participante. Os resultados apontam que a educação escolar indígena da aldeia de Ponta Alegre Rio Andirá ainda não utiliza as tecnologias digitais (internet, computador e celular) como recurso didático da escola e na prática pedagógica do professor. Portanto, os alunos indígenas da aldeia não tiveram acesso as aulas on-line e remotas no ano de 2020, apenas aulas semipresenciais no ano de 2021, depois da segunda dose da vacina.

Palavras-chave: Educação; Pandemia; Povos Originários.

 

Abstract

This work shows the challenges of Sateré-Mawé teachers and students, from the village of Ponta Alegre located on the Andirá River, in the Andirá-Marau/Amazonas Indigenous Land, who, without access to technological and digital means, did not have remote and online classes during the COVID-19 pandemic, starting in 2020. The methodological steps used in the research were the bibliographic and ethnographic review. The data collection technique was carried out through participant observation. The results show that indigenous school education in the village of Ponta Alegre Rio Andirá still does not use digital technologies (internet, computer and cell phone) as a didactic resource at the school and in the teacher's pedagogical practice. Therefore, indigenous students in the village did not have access to online and remote classes in 2020, only blended classes in 2021, after the second dose of the vaccine.

Keywords: Pandemic. Education. Native Peoples.

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Biografia do Autor

Josias Ferreira de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Membro do clã Sateré (Sateré/ut), a mais alta marcação hierárquica para funções de parentesco do povo Sateré-Mawé. Mora na Aldeia Ponta Alegre, dentro da Terra Indígena Andirá-Marau, área rural do município de Barreirinha no Baixo Amazonas. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Bolsista do Programa PROPG/CAPES/FAPEAM. E-mail: 1.bftmnoph@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4011-9447

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Hellen Cristina Picanço Simas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia - NEL-Amazônia.

E-mail: hellenpicanco@ufam.edu.br    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9637-6587

Arycia Giseli de Melo Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior - CAPES. Professora Formadora na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação - DDPM/SEMED/Manaus. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia - NEL-Amazônia. E-mail: arygiseli@mail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6202-9074

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, J.; PICANÇO SIMAS, H. C.; DE MELO SOUSA, A. G. Sem internet, celular e computador: a impossibilidade de aulas remotas nas aldeias indígenas Sateré-Mawé durante a pandemia de covid-19: Without internet, mobile and computer: the impossibility of remote classes in the Sateré-Mawé indigenous villages during the covid-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6486. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos