Estudos de pedagogia histórico-crítica: sobre ensino, currículo e prática pedagógica

Historical-critical pedagogy studies: about teaching, curriculum, and pedagogical practice

Autores

Resumo

Trata-se de uma resenha do livro “Estudos de pedagogia histórico-crítica: formulação sobre ensino, currículo e prática pedagógica”, organizado por Ana Carolina Galvão (2022). A obra traz reflexões consistentes sobre a prática pedagógica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica em contraposição às teorias hegemônicas. O livro aborda sobre o neoliberalismo e sua relação com a privatização da educação; a Base Nacional Comum Curricular; as especificidades da prática pedagógica e de processos avaliativos na Educação Infantil; as artes como potência formativa, secundarizada na educação escolar; a resistência a projetos conservadores; e o mapeamento realizado sobre a inserção da pedagogia histórico-crítica na formação de professores. É uma obra voltada para professores e visa contribuir para os estudos com enfoque na educação e outras áreas afins.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Educação; Pedagogia Histórico-Crítica.

 

Abstract

This is a review of the book "Estudos de pedagogia histórico-crítica: formulação sobre ensino, currículo e prática pedagógica", organized by Ana Carolina Galvão (2022). The book provides consistent reflections on pedagogical practice from the perspective of Historical-Critical Pedagogy in opposition to hegemonic theories. The book discusses neoliberalism and its relationship with the privatization of education; the National Common Curriculum Base; the specificities of pedagogical practice and evaluation processes in Children's Education; the arts as a formative power, seconded in school education; the resistance to conservative projects; and the mapping carried out on the insertion of historical-critical pedagogy in teacher education. It is a work aimed at teachers and intends to contribute to studies focused on education and other related areas.

Keywords:  Pedagogical practices; Education; Historical-critical pedagogy.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Martins Doná, Universidade de Sorocaba

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade de Sorocaba - UNISO e graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP).  Psicóloga Clínica, Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Neuropsicologia. Practitioner em Programação Neurolinguística.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (GEPEED). E-mail: maiaradona@hotmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4803-6550

Flávia Helena Barreiros Pérez, Universidade de Sorocaba, Psicóloga

Aluna especial do PPGE pela UNISO e graduada em Psicologia pela mesma universidade. Psicóloga Clínica e Organizacional. Especialização em Análise de Perfis Comportamentais, Master Practitioner em Programação Neurolinguística e Coaching Sistêmico. E-mail: flaviahelperez@gmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1809-2663.

João Henrique da Silva, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba

Professor Adjunto do PPGE na UNISO. Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (GEPEED). E-mail: jhsilvamg@icloud.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-0277-0466.

 

Downloads

Publicado

22/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 191
  • pdf downloads: 172

Como Citar

DONÁ, M. M.; BARREIROS PÉREZ, F. H.; DA SILVA, J. H. Estudos de pedagogia histórico-crítica: sobre ensino, currículo e prática pedagógica: Historical-critical pedagogy studies: about teaching, curriculum, and pedagogical practice. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6479. Acesso em: 21 nov. 2024.