Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos como potencializadora das aprendizagens

Visual pedagogy in science education classes with deaf people as a learning enhancer

Autores

Resumo

Esta pesquisa é decorrente de uma dissertação de mestrado e analisa situações didáticas pautadas na pedagogia visual, adotada pela professora de Ciências e pelo intérprete de Libras; essas situações didáticas são direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota uma abordagem qualitativa, pois esta torna possível a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. A técnica de pesquisa utilizada foi a observação sistemática de dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com os sujeitos envolvidos, pois estes enfrentam dificuldades para utilizar estratégias de ensino, comunicação e atividades baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual.

Palavras-chave: Pedagogia Visual; Aulas de Ciências; Prática Pedagógica; Alunos surdos.

 

Abstract

This survey results form a masters dissertation, and it analyses didactical situations guided by visual pedagogy, adopted by the science education teacher and the Libras interpreter. The didactical situations are aimed at teaching of deaf students. The research methodology adopts a qualitative approach, for it allows the comprehension of details and significations, enabling the interpretation and inferences about the results. The researching technique used was systematic observation of two deaf students, a science teacher and a Libras interpreter. The results reveal that the pedagogical practice with deaf students must be resignified in partnership with the people involved, because they have difficulties to use teaching strategies, communication and activities based on the methodological-theoretical principles of Visual Pedagogy.

Keywords: Visual Pedagogy; Science Education Classes; Pedagogical practice; Deaf students.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues Tavares, Instituto Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Biológicas (FADIMAB); Especialização em Educação Especial (FAVENI); Especialização em Ciências Ambientais (CINTEP-PB); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UEPB). Atua como professor de Ciências na Educação Básica. E-mail: fer-t9@hotmail.com      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2097-0106

Zélia Maria de Arruda Santiago, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduação Pedagogia (UEPB) e Letras (UFCG). Especialização em Comunicação Educacional (UEPB). Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade (UEPB). Doutorado em Educação (UFPB). Docente do Departamento de Educação (UEPB), Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (UEPB), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências (PPGECEM/UEPB), Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB). Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão em Educação. Atua nas áreas de Linguística Aplicada e Educação, enfatizando os temas: formação continuada, alfabetização, multiletramentos, leitura e escrita, oralidade na sala de aula e intergeracionalidade. E-mail: zeliasantiago@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9311-6990

 

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 61

Como Citar

TAVARES, F. R.; MARIA DE ARRUDA SANTIAGO, Z. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos como potencializadora das aprendizagens: Visual pedagogy in science education classes with deaf people as a learning enhancer. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6461. Acesso em: 26 dez. 2024.