Saberes docentes e suas correlações na educação básica durante o ensino remoto emergencial

Teacher's knowledge and its correlations in basic education during emergency remote teaching

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões sobre os saberes docentes na educação básica, no contexto do ensino remoto emergencial, considerando as práticas pedagógicas imbricadas com as interfaces digitais. Assim, pretende-se, com este trabalho, discorrer sobre os saberes mobilizados, com vistas a refletir sobre suas correlações nas práticas pedagógicas. Trata-se de um Estudo de Caso realizado com cinco professores de uma escola pública sergipana, por meio de entrevista aberta e relato de experiência. Os resultados apontam que, em tempos de incerteza, os saberes docentes dialogam entre si, efetivando sua convergência. Nesse processo, devido a sua condição aprendente com as interfaces digitais, vivenciaram fazeressaberes em imersão, experiência que contribuiu para sua autoformação, ao tempo em que enfrentaram cotidianamente desafios nas dimensões pedagógicas, digitais e pessoais.

Palavras-chave: Saberes docentes; Ensino remoto emergencial; Interfaces digitais.

 

Abstract

This article is the result of reflections about teachers' knowledge in basic education, in the context of emergency remote teaching, considering the pedagogical practices imbricated with digital interfaces. Thus, the purpose of this work is to discuss the knowledge mobilized, in order to reflect on its correlations in pedagogical practices. This is a case study carried out with five teachers of a public school in Sergipe, through an open interview and an experience report.  The results show that, in times of uncertainty, teachers' knowledge dialogues among themselves, bringing about the convergence of this knowledge. In this process, due to their learning condition with the digital interfaces, they have experienced knowledge-making in immersion, an experience that contributed to their self-training, while they faced daily challenges in the pedagogical, digital, and personal dimensions.

Keywords: Teacher knowledge; Emergency remote teaching; Digital interfaces; Basic education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses César, Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Sergipe

Mestra em educação, Universidade Tiradentes (UNIT), professora da rede Estadual em Tobias Barreto/SE e Municipal em Itapicuru-BA. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ). E-mail: rozevaniavcesar@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5280-5543.

 

Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa, Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Sergipe

Mestra em educação, Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora da rede Estadual e Municipal em Tobias Barreto/SE. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ), do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia - NUCA (UFS/CNPq). E-mail: rafaela.vcsc@hotmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0757-6021.

 

Sandra Virgínia Correia de Santos, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutoranda em Educação (UFS), professora das redes Estadual e Municipal, em Tobias Barreto/SE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais - Ecult(UFS/CNPq), do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ) e do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia. Bolsista Fapitec/SE. E-mail: sanlitera@yahoo.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0129-056X.

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • pdf downloads: 52

Como Citar

CÉSAR, R. V. de M.; COSTA, R. V. C. da S.; SANTOS, S. V. C. de. Saberes docentes e suas correlações na educação básica durante o ensino remoto emergencial : Teacher’s knowledge and its correlations in basic education during emergency remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6458. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos