As condições socioeducacionais de discentes da Licenciatura em Educação do Campo
The socio-educational conditions of students of the Degree in Rural Education
Resumo
Esse artigo problematiza as singularidades socioeconômicas e educacionais discentes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com relação a coleta de dados, aplicamos questionário com perguntas de múltipla escolha, que foram analisadas por meio de categorias adotados por teóricos das ciências sociais e da educação do campo. A análise apresenta informações relacionadas com o estado civil, identidade étnica, quantidade e cuidado com os filhos pelas discentes durante a realização do curso, responsabilidade pelas despesas domésticas, assim como graus de escolaridade da família. As reflexões apontam para necessidade de fomentar políticas capazes de fortalecer os processos de institucionalização das LEdoCs nas universidades públicas brasileiras, a exemplo das políticas de permanência de estudantes camponesas no ensino superior.
Palavras-chave: Licencianda camponesa e ensino superior; Licenciatura em Educação do Campo; Educação do Campo.
Abstract
This article problematizes the socioeconomic and educational singularities of students of the Degree in Rural Education (LEdoC) at the Federal University of Piauí (UFPI). With regard to data collection, we applied a questionnaire with multiple choice questions, which were analyzed using categories adopted by theorists of social sciences and rural education. The analysis presents information related to marital status, ethnic identity, number and care of the children by the students during the course, responsibility for household expenses, as well as the family's educational level. The reflections point to the need to promote policies capable of strengthening the institutionalization processes of LEdoCs in Brazilian public universities, such as the policies for permanence of peasant students in higher education.
Keywords: Rural teacher and higher education, Degree in Rural Education, Rural Education
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