As condições socioeducacionais de discentes da Licenciatura em Educação do Campo

The socio-educational conditions of students of the Degree in Rural Education

Autores

Resumo

Esse artigo problematiza as singularidades socioeconômicas e educacionais discentes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com relação a coleta de dados, aplicamos questionário com perguntas de múltipla escolha, que foram analisadas por meio de categorias adotados por teóricos das ciências sociais e da educação do campo. A análise apresenta informações relacionadas com o estado civil, identidade étnica, quantidade e cuidado com os filhos pelas discentes durante a realização do curso, responsabilidade pelas despesas domésticas, assim como graus de escolaridade da família. As reflexões apontam para necessidade de fomentar políticas capazes de fortalecer os processos de institucionalização das LEdoCs nas universidades públicas brasileiras, a exemplo das políticas de permanência de estudantes camponesas no ensino superior.

 

Palavras-chave: Licencianda camponesa e ensino superior; Licenciatura em Educação do Campo; Educação do Campo.

 

Abstract

 

This article problematizes the socioeconomic and educational singularities of students of the Degree in Rural Education (LEdoC) at the Federal University of Piauí (UFPI). With regard to data collection, we applied a questionnaire with multiple choice questions, which were analyzed using categories adopted by theorists of social sciences and rural education. The analysis presents information related to marital status, ethnic identity, number and care of the children by the students during the course, responsibility for household expenses, as well as the family's educational level. The reflections point to the need to promote policies capable of strengthening the institutionalization processes of LEdoCs in Brazilian public universities, such as the policies for permanence of peasant students in higher education.

Keywords: Rural teacher and higher education, Degree in Rural Education, Rural Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozaias Antonio Batista, UFERSA

Professor de Sociologia no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor, Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação; cultura e imaginário poético. E-mail: ozaias@ufersa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1351-9728

Maria do Socorro Pereira da Silva, UFPI

Professora da Universidade Federal do Piauí, Doutora em Educação (UFPI), Bacharela em Administração pela Faculdade Santo Agostinho (FSA), Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEPI/FAESPI), Licenciatura em Pedagogia (INET), com Doutoramento Sanduíche no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal. Investiga as áreas da Educação Popular, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Ciência Descolonial, Investigação-Ação Participante, Políticas Públicas. E-mail: socorroprof@ufpi.edu.br. Orcid: : https://orcid.org/0000-0003-3877-2420.

Downloads

Publicado

29/03/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 55

Como Citar

BATISTA, O. A.; SILVA, M. do S. P. da. As condições socioeducacionais de discentes da Licenciatura em Educação do Campo: The socio-educational conditions of students of the Degree in Rural Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6456. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos