De qual híbrido estamos falando? Associações entre Teoria Ator-Rede, Currículo e Híbrido.
Which hybrid are we talking about? Associations between Actor-Network Theory, Curriculum and Hybrid.
Resumo
O presente artigo bibliográfico, que tem por objetivo refletir sobre o currículo em suas interfaces como actante, mediador e intermediário no período pandêmico em inter-relação com as tecnologias de informação e comunicação, busca apresentar contribuições sobre o híbrido constituído nessas relações e refletir acerca do currículo enquanto ator não humano que requer ser reconhecido em suas interfaces e artefatos culturais. Nesse cenário, o arcabouço teórico se compõe com a Teoria Ator-Rede de Latour e com o pensamento expresso por importantes curriculistas, como Young, Santomé e Gimeno Sacristán. A produção é organizada em duas seções teóricas (1) “De qual híbrido estamos falando?”, que objetiva refletir sobre as inconsistências teóricas, sociais e políticas que permeia o entendimento de híbrido; e (2) “Currículo: actante, mediador e intermediário”, que apresenta as diversas facetas do currículo em associação com outros atores, humanos e não-humanos, podendo se configurar como mediador, intermediário ou actante.
Palavras-chave: Híbrido; Currículo; Teoria Ator-Rede.
Abstract
This bibliographical article, aims to reflect about the curriculum in its interfaces as an actant, mediator and intermediary in the pandemic period presenting contributions about the hybrid; and reflect on the curriculum as a non-human actor that requires recognition in its interfaces. In this scenario, it brings the Actor-Network Theory and important curriculum writers, such as Young (2014); Santomé (2013); Gimeno Sacristán (1994), for the composition of the theoretical framework. The production is organized into two theoretical sections (1) “Which hybrid are we talking about?”, which aims to reflect on the theoretical, social and political inconsistencies that permeate the understanding of hybrid; and (2) “Curriculum: actant, mediator and intermediary”, which presents the different facets of the curriculum that, in association with other actors, human and non-human, can be configured as mediator, intermediary and actant.
Keywords: Hybrid; Curriculum; Actor-Network Theory.
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