De qual híbrido estamos falando? Associações entre Teoria Ator-Rede, Currículo e Híbrido.

Which hybrid are we talking about? Associations between Actor-Network Theory, Curriculum and Hybrid.

Autores

Resumo

O presente artigo bibliográfico, que tem por objetivo refletir sobre o currículo em suas interfaces como actante, mediador e intermediário no período pandêmico em inter-relação com as tecnologias de informação e comunicação, busca apresentar contribuições sobre o híbrido constituído nessas relações e refletir acerca do currículo enquanto ator não humano que requer ser reconhecido em suas interfaces e artefatos culturais. Nesse cenário, o arcabouço teórico se compõe com a Teoria Ator-Rede de Latour e com o pensamento expresso por importantes curriculistas, como Young, Santomé e Gimeno Sacristán. A produção é organizada em duas seções teóricas (1) “De qual híbrido estamos falando?”, que objetiva refletir sobre as inconsistências teóricas, sociais e políticas que permeia o entendimento de híbrido; e (2) “Currículo: actante, mediador e intermediário”, que apresenta as diversas facetas do currículo em associação com outros atores, humanos e não-humanos, podendo se configurar como mediador, intermediário ou actante.

Palavras-chave: Híbrido; Currículo; Teoria Ator-Rede.

 

Abstract

This bibliographical article, aims to reflect about the curriculum in its interfaces as an actant, mediator and intermediary in the pandemic period presenting contributions about the hybrid; and reflect on the curriculum as a non-human actor that requires recognition in its interfaces. In this scenario, it brings the Actor-Network Theory and important curriculum writers, such as Young (2014); Santomé (2013); Gimeno Sacristán (1994), for the composition of the theoretical framework. The production is organized into two theoretical sections (1) “Which hybrid are we talking about?”, which aims to reflect on the theoretical, social and political inconsistencies that permeate the understanding of hybrid; and (2) “Curriculum: actant, mediator and intermediary”, which presents the different facets of the curriculum that, in association with other actors, human and non-human, can be configured as mediator, intermediary and actant.

Keywords: Hybrid; Curriculum; Actor-Network Theory.

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora na área de Educação, Currículo e Tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital e do Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital (Laped). Professora no Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) E-mail: pricostasantos@gmail.com | Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-0929-698X 

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Livre-docente em Tecnologias em Educação, pela Faculdade de Educação, da PUC-SP. Doutora em Educação: Currículo, com pós-doutorado na Universidade do Minho. Pesquisadora produtividade do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Faculdade de Educação, com pesquisas sobre Tecnologias em Educação. E-mail: bethalmeida@pucsp.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5793-2878

 

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora na área de Educação, Currículo e Tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital e do Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital (Laped). Professora e Diretora de Ensino do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI). E-mail: gerlane.perrier@ufrpe.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7448-8668

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 285
  • pdf downloads: 151

Como Citar

COSTA SANTOS, P.; DE ALMEIDA, M. E. B.; PERRIER, G. R. F. De qual híbrido estamos falando? Associações entre Teoria Ator-Rede, Currículo e Híbrido. : Which hybrid are we talking about? Associations between Actor-Network Theory, Curriculum and Hybrid. . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6445. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos