Diálogos sobre o hibridismo e suas construções históricas: uma análise de publicações recentes sobre o tema (2020-2022)

Dialogues on hybridism and its historical constructions: an analysis of publications (2020-2022)

Autores

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre o conceito de ensino híbrido em pesquisas científicas realizadas no período inicial da Pandemia Covid-19. A pesquisa, de cunho qualitativo, realizou uma revisão das pesquisas científicas (mestrado e doutorado) levantadas no período 2020-2022 na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações. Retoma o conceito de híbrido e ensino híbrido para compreender os temas que emergem das pesquisas. Os resultados revelam os espectros e a provisoriedade de um conceito em construção. Foram identificadas quatro categorias: mistura ou diversificação entre atividades presenciais e online ou com tecnologias digitais; ensino on-line intercalado com o presencial, com foco na personalização do ensino; ensino online intercalado com o presencial com o uso dos métodos rotação por estações e sala de aula invertida e ampliação do conceito de ensino híbrido.

Palavras-chave: Currículo; Ensino híbrido; Hibridismo.

 

 

Abstract

This article aimed to reflect on the concept of hybrid education in scientific research conducted in the years 2020 to 2022. The qualitative research reviewed the scientific research (master's and doctorate) research etatoised during the period 2020-2022 at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. It resumes the concept of hybrid and hybrid teaching to understand the themes that emerge from research. The results reveal the spectra and the provisionality of a concept under construction. Four categories were identified: mixing or diversifying between face-to-face and online activities or with digital technologies; online teaching interspersed with face-to-face, focusing on the personalization of teaching; online teaching interspersed with face-to-face with the use of rotation methods by stations and inverted classroom and expansion of the concept of hybrid teaching.

Key words: Curriculum; Blended learning; Hybridism.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graca Moreira da Silva, PUC Sao Paulo

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Educação: Currículo na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação pela PUC SP, Mestre em Educação pela Unicamp. Experiência em instituições e organizações educacionais ocupando posição executiva na área de gestão de Educação, inclusão social e digital. Experiência em consultoria na área de gestão da educação, tendo atuado no mercado corporativo e acadêmico na implantação de projetos educação a distância. E-mail: mgraca.moreira@gmail.com   Orcid; https://orcid.org/0000-0002-4798-9122

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade católica de São Paulo

Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo. Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário

Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2001-2002). Participou de Programa de

formação de Mestres e Doutores em Educação - Moçambique 1999-2006. Vice-Presidente e

Diretor de Educação da Fundação Padre Anchieta (2007-2013 e 2019-2020). Diretor de

avaliação, currículo e formação da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo.

Foi diretor Nacional do SESC - Educação e Cultura (2017).

Email: fernandoalmeida43@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000.0002.0772.455X

 

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • pdf downloads: 131

Como Citar

SILVA, M. da G. M. da; ALMEIDA, F. J. de. Diálogos sobre o hibridismo e suas construções históricas: uma análise de publicações recentes sobre o tema (2020-2022): Dialogues on hybridism and its historical constructions: an analysis of publications (2020-2022) . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6439. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos