Um estudo comparativo entre o perfil do aprendiz da cultura digital pré e pós-pandemia

A comparative study between the profile of digital culture learner pre and post pandemic

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo comparar como o aprendiz está inserido no cenário pré e pós-pandemia, perante os recursos da cultura digital e seu conhecimento sobre eles. Isso foi motivado pela suspensão das atividades presenciais desse cenário, que foram continuadas pelo uso de recursos que expandem a linguagem textual, como o mapa conceitual (MC) e o vídeo. Assim, foi investigado o perfil do aprendiz, pré e pós-pandemia, no que tange a utilização de linguagens que diversificam a textual e permeiam os recursos da cultura digital. A pesquisa mostrou que após a pandemia os que se consideram nativo digital aumentaram, significando que há menos imigrantes que precisam se adaptar às novas tecnologias; apesar de terem diminuído os que construíram MC de nenhuma forma (manual ou digital), aumentaram os que construíram de forma digital bem como os que costumam usar pelo menos um dos aplicativos para vídeo curto.

Palavras-chave: Cultura Digital; Mapa Conceitual; Gravação em Vídeo.

 

Abstract

The article compared how the learner is inserted in the scenario pre and post pandemic, in the face of digital culture resources and your knowledge about it. This was motivated by the suspension of face-to-face activities in this scenario, which were continued through the use of resources that expand the textual language, such as the conceptual map (CM) and the video. Thus, the profile of the learner was investigated, pre and post pandemic, regarding the use of languages that diversify the textual and permeate the resources of digital culture. The survey showed that after the pandemic those who consider themselves digital natives has increased, meaning there are fewer immigrants who need to adapt to new technologies; although there was a decrease in those who built CM in no way (manual or digital), there was an increase in those who built them digitally; and increased those who usually use at least one of the apps for short video.

Palavras-chave: Digital Culture; Concept Mapping; Audiovisual Aids.

             

 

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Biografia do Autor

Fernanda Josirene de Melo Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação na linha de pesquisa de TIC na Educação e Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento - MCC na linha de pesquisa em Educação, ambos pela UFAL. Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio FAL. E- mail: fynanda@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1391-5790

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação e Mestre em Psicologia, ambos pela Université de Provence Aix-Marseille I. Mestre em Linguística pela UFAL. Bacharel em Administração pela UFPB e licenciada em Psicologia pela UEPB. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação na UFAL. Email: cleidejanesa@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2152-0465

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

DE MELO FERREIRA, F. J.; DE SÁ ARAÚJO COSTA, C. J. Um estudo comparativo entre o perfil do aprendiz da cultura digital pré e pós-pandemia: A comparative study between the profile of digital culture learner pre and post pandemic . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6413. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

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Artigos