Químicos bacharéis que formam professores na Licenciatura em Química: saberes, práticas e concepções docentes

Químicos licenciados que forman profesores en la Licenciatura en Química: saberes, prácticas y concepciones docentes

Autores

Resumo

Tem sido crescente as discussões sobre a formação dos formadores vinculados às licenciaturas, mas no campo da Química esses estudos ainda são incipientes. Assim, buscou-se conhecer e analisar o processo de constituição docente de cinco bacharéis em Química que lecionam em cursos de Licenciatura em Química de duas universidades pública cearenses. Os dados foram gerados a partir do uso de questionário semiestruturado, analisados com base na Análise Textual Discursiva, que resultou em cinco categorias finais. Em síntese, os dados revelam que os bacharéis se tornaram formadores para continuar desenvolvendo pesquisas nas áreas “duras” da Química, não havendo o interesse primordial na formação de professores. Os dados revelam ainda que a ausência de uma formação pedagógica é vista como um problema para o desenvolvimento profissional docente, que ocorreu mais espelhado em terceiros do que orientado por concepções críticas da docência universitária.

Palavras-chave: Docência universitária; Professores bacharéis; Licenciatura em Química.

 

Resumen

Las discusiones sobre los formadores vinculados a los cursos de formación docente han ido en aumento, pero en el campo de la Química, estos estudios aún son incipientes. Así, buscamos comprender y analizar el proceso de formación docente de cinco químicos que enseñan en cursos de formación de profesores de química en dos universidades públicas de Ceará. Los datos fueron generados a partir del uso de un cuestionario semiestructurado, analizado con base en el Análisis Discursivo Textual, que resultó en cinco categorías finales. En resumen, los datos revelan que los químicos se convirtieron en docentes para continuar desarrollando investigaciones en las áreas “duras” de la Química, sin interés primordial en la formación docente. Los datos también revelan que la ausencia de formación pedagógica es vista como un problema para el desarrollo profesional de los docentes, lo que ocurrió más reflejado en terceros que guiado por concepciones críticas de la docencia universitaria.

Palabras clave: Docencia universitaria; Profesor de licenciatura; Graduado en Química.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA). Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Química (IFCE-Iguatu) e em Pedagogia (UNINTER). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9583-0845. E-mail: wandersondiogo@hotmail.com.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Editora Chefe da Educação em Revista e da Editora Selo FaE (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, Educação Superior e docência universitária. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8660-1741.

E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br.

Downloads

Publicado

29/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 155
  • pdf downloads: 118

Como Citar

SILVA, W. D. A. da; GOMES, S. dos S. Químicos bacharéis que formam professores na Licenciatura em Química: saberes, práticas e concepções docentes: Químicos licenciados que forman profesores en la Licenciatura en Química: saberes, prácticas y concepciones docentes. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6389. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)