Cartografia de movimentos inventivos e intensivos dos “bebês da pandemia”
Cartography of inventive and intensive movements of “pandemic babies”
Resumo
A partir de encontros ocorridos em um Centro Municipal de Educação Infantil, posteriores ao período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, o texto traça aproximações com as trajetórias dos bebês, registradas em um diário de bordo, e tem por objetivo cartografar as experiências aprendentes e inventivas em enunciações infantis nos movimentos brincantes. Problematiza quais movimentos aprendentes e curriculares são engendrados nos encontros dos bebês com os ambientes da Educação Infantil em meio aos percursos inventivos e intensivos. Como aporte metodológico, aposta na cartografia produzida no cotidiano escolar, entendido como espaçotempo privilegiado de experimentações onde forças migrantes agem e, em meio aos processos fabulatórios, afirma a potência dos encontros pelos quais se delineiam uma geografia dos “bebês da pandemia” na Educação Infantil.
Palavras-chave: Currículos; Bebês; Educação Infantil.
Abstract
From meetings that took place in a Municipal Center for Early Childhood Education, after the period of isolation imposed by the Covid-19 pandemic, the text outlines approximations with the trajectories of babies, recorded in a logbook, and aims to map the learning experiences and inventive in children's enunciations in playful movements. It questions which learning and curricular movements are engendered in the babies' encounters with the environments of Early Childhood Education during inventive and intensive courses? As a methodological contribution, it bets on the cartography produced in the school routine, understood as a privileged spacetime of experiments where migrant forces act and, during fable processes, affirms the power of the encounters through which a geography of “pandemic babies” in Early Childhood Education is delineated.
Keywords: Curriculum; Babies; Child education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 214
- pdf downloads: 136