Possibilidades pedagógicas a partir do uso de material estruturado: narrativa de uma professora alfabetizadora em processo de desenvolvimento profissional

Pedagogical possibilities from the use of structured material: narrative of a literacy teacher in the process of professional development

Autores

Resumo

Apresentaremos, em forma narrativa, minha experiência com uso de material estruturado em turma de alfabetização da rede pública. Essas reflexões são parte de minha pesquisa de mestrado. O ano de 2022 trouxe grandes desafios no que tange ao processo de aprendizagem após 2 anos imersos num contexto de ensino remoto. Portanto, é evidente que nem todas as crianças tiveram sua alfabetização consolidada. As reflexões aqui formuladas têm como ponto de partida a prática vivenciada e a pesquisa narrativa como norte do que está sendo construído e reconstruído a partir da experiência. Desse modo, serão evidenciadas algumas práticas desenvolvidas, bem como o caminho trilhado pela professora alfabetizadora no intuito de demonstrar o uso de um investimento público e ao mesmo tempo garantir o acesso dos alunos à aprendizagem, evidenciando a importância de uma prática docente protagonista e reflexiva.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Alfabetização; Material Estruturado.

 

 

Abstract

This text presents a teacher’ narrative regarding the use of structured material in a literacy class of a State School.  As 2022 brought great challenges linked to the learning process due to the previous 2 years in a remote teaching context, not all children had their literacy consolidated. This work reflects, such as the starting point, the experienced practice and the narrative research as the direction of what is being constructed and reconstructed from the experience. That way, some practices developed will be highlighted and the path taken by the literacy teacher will be demonstrated, in order to make use of a public investment, at the same time, allowing access to learning for students and highlighting the importance of a protagonist and reflective teaching practice.

Keywords: Professional development; Literacy; Structured Material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemeire do Nascimento Ferreira, UFMT

Formada em Pedagogia pela UFMT, Especialista em Alfabetização, Gestão Pública e Design Instrucional, professora efetiva da Rede Municipal (Cuiabá) e Estadual de Educação (Mato Grosso), mestranda no PPGE da UFMT. profjosemeire@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-1177-2337.

 

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Filomena Maria de Arruda Monteiro, professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (1985), mestra em Educação Pública pela UFMT (1995), doutora em Educação (2003), com pós-doutorado (2012) pela UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente. E-mail: filarruda@hotmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2991-7416.

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • pdf downloads: 85

Como Citar

DO NASCIMENTO FERREIRA, J.; DE ARRUDA MONTEIRO, F. M. Possibilidades pedagógicas a partir do uso de material estruturado: narrativa de uma professora alfabetizadora em processo de desenvolvimento profissional: Pedagogical possibilities from the use of structured material: narrative of a literacy teacher in the process of professional development. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6372. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos