Dizeres e significados da cultura local e escolar para as crianças do campo de Tracuateua-PA

Dichos y significados de la cultura local y escolar para los niños del campo de Tracuateua-PA

Autores

Resumo

Este estudo analisa os significados da cultura local e escolar na perspectiva de crianças de um agrupamento de educação infantil multi-idade em Tracuateua- PA. Por se tratar de uma pesquisa com crianças, apresenta traços da etnografia pautada pela abordagem qualitativa sócio-histórica. Os resultados indicam que a cultura local corporifica-se em práticas produtivas e de cuidado com a casa, no lazer e imaginário local. A cultura escolar se manifesta nas atividades pedagógicas, no brincar e nas relações de socialização. Chama atenção que desde cedo as crianças de 4 e 5 anos são inseridas voluntariamente nas práticas produtivas e de cuidado com a casa, bem como a precocidade do domínio do sistema alfanumérico. Assim, a cultura local e a escolar são elementos vivenciados pelas crianças do campo nas brincadeiras, nas práticas produtivas e no lazer.

Palavras-chave: Cultura local e escolar; Crianças; Educação infantil do campo

 

 

Resumen

Este estudio analiza los significados de la cultura local y escolar em la perspectiva de los niños de una agrupación de Educación Infantil Multiedad en Tracuateua-PA. Una investigación con niños, presenta aspecto de la etnografía guiada por el enfoque cualitativo sociohistórico. Los resultados indican que la cultura local está plasmada en prácticas productivas y el cuidado de la casa, el recreación y el imaginario local. La cultura escolar se manifiesta en las actividades pedagógicas, en recreación y en las relaciones de socialización. Llama la atención que desde niños de 4 y 5 años se insertan voluntariamente en prácticas productivas y el cuidado de la casa, así como la precocidad del dominio del sistema alfanumérico. Así, la cultura local y escolar son elementos vividos por los niños rurales en juegos, prácticas productivas y recreación.

Palabras clave: Educación infantil; Educación de campo; Niños; Cultura local; Cultura escolar

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Regina Silva de Aviz, UEPA

Mestre em Educação, profª da Educação Básica. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade do Estado do Pará. E-mail: nanda_aviz@hotmail.com. ORCID: 0000-0002-6094-528X

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação, profª Titular e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade do Estado do Pará. Líder do GP Infância, Cultura e Educação e Vice-Lider do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. E-mail: tania2lobato@gmail.com. ORCID: 0000-0002-8097-0562

Downloads

Publicado

01/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 133
  • pdf downloads: 76

Como Citar

SILVA DE AVIZ, F. R.; DOS SANTOS, T. R. L. Dizeres e significados da cultura local e escolar para as crianças do campo de Tracuateua-PA: Dichos y significados de la cultura local y escolar para los niños del campo de Tracuateua-PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6370. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos