Educomunicação por meio das redes sociais para o ensino de Biologia
Educommunication through social networks for Biology teaching
Resumo
O mundo globalizado nos leva a utilizar cada vez mais as redes sociais do Instagram e WhatsApp como meio de comunicação. Assim, tivemos como problemática: as redes sociais do Instagram e WhatsApp podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de Biologia? Realizou-se uma revisão de literatura, que partiu dos seguintes descritores: redes sociais, educomunicação, educação 4.0, ensino de Biologia, web 2.0 na educação, Instagram e WhatsApp na educação –, nos repositórios de artigos indexados nas bibliotecas virtuais da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Como resultados, destacam-se a presença de trabalhos sobre a relação das redes sociais e o potencial educomunicativos no uso delas como ferramentas para a educação, apesar de ainda poucas pesquisas na área de Biologia.
Palavras-chave: Práticas colaborativas; Comunicação; Ferramentas pedagógicas.
Abstract
The globalized world take us to use more and more the social networks of Instagram and WhatsApp as a means of communication. Thus, we had as problematic: can the social networks of Instagram and WhatsApp be used as pedagogical tools for teaching Biology? A literature review, which started from the following descriptors: social networks, educommunication, education 4.0, Biology teaching, web 2.0 in education, Instagram and WhatsApp in education -, in the repositories of articles indexed in the virtual libraries of Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). As result, we highlight the presence of works on the relation of social networks and the educommunicative potential in using them as tools for education, despite still having little research in the area of Biology.
Keywords: Collaborative practices; Communication; Pedagogical tools.
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