Educomunicação por meio das redes sociais para o ensino de Biologia

Educommunication through social networks for Biology teaching

Autores

Resumo

O mundo globalizado nos leva a utilizar cada vez mais as redes sociais do Instagram e WhatsApp como meio de comunicação. Assim, tivemos como problemática: as redes sociais do Instagram e WhatsApp podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de Biologia? Realizou-se uma revisão de literatura, que partiu dos seguintes descritores: redes sociais, educomunicação, educação 4.0, ensino de Biologia, web 2.0 na educação, Instagram e WhatsApp na educação –, nos repositórios de artigos indexados nas bibliotecas virtuais da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Como resultados, destacam-se a presença de trabalhos sobre a relação das redes sociais e o potencial educomunicativos no uso delas como ferramentas para a educação, apesar de ainda poucas pesquisas na área de Biologia.

Palavras-chave: Práticas colaborativas; Comunicação; Ferramentas pedagógicas.

 

Abstract

The globalized world take us to use more and more the social networks of Instagram and WhatsApp as a means of communication. Thus, we had as problematic: can the social networks of Instagram and WhatsApp be used as pedagogical tools for teaching Biology? A literature review, which started from the following descriptors: social networks, educommunication, education 4.0, Biology teaching, web 2.0 in education, Instagram and WhatsApp in education -, in the repositories of articles indexed in the virtual libraries of Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). As result, we highlight the presence of works on the relation of social networks and the educommunicative potential in using them as tools for education, despite still having little research in the area of ​​Biology.

Keywords: Collaborative practices; Communication; Pedagogical tools.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Soares do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2007), especialização em Microbiologia (2009) pela Faculdade Frassinetti do Recife, em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos pela Faculdade São Luís de França (2011), em Educação Ambiental (2015) pela Faculdade Frassinetti do Recife, Educação Transformadora: pedagogia, fundamental e práticas (2022) pela PUCRS, cursando Nutrição Esportiva e Obesidade (2022) pela USP e Inovação e Tendências em Educação (2022) pela UFPE., e com mestrado no Ensino de Biologia pelo UFPE CAV/ProfBio (2019). Email: crtane@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8186-0819  

 

Juliana dos Santos Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação (PUCRS). Professora convidada do curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCRS. Professora convidada no Mestrado em Pedagogia Social, da Universidad del Norte, Barranquilla/Colômbia. Pedagoga na Fundação Projeto Pescar. Bolsista CAPES. Mestra em Educação (Bolsista CNPq), com mestrado sanduíche na Universidad de la República (UDELAR), programa CAPES/UDELAR, no Uruguay, e Bacharel em Psicopedagogia, pela mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisa "Coletivo de Educação popular e Pedagogia Social" (CEPOPES/UFRGS), com registro no CNPq. Email: juliana.rocha.001@acad.pucrs  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6923-2107

Downloads

Publicado

06/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 267
  • pdf downloads: 210

Como Citar

NASCIMENTO, C. S. do; ROCHA, J. dos S. Educomunicação por meio das redes sociais para o ensino de Biologia: Educommunication through social networks for Biology teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6366. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos