“O derramamento das sciencias deverá ser um dos mais sérios empenhos do governo do paiz”: escritos em jornais estudantis em Aracaju/Sergipe (1874-1888)

“El derramamiento de las ciencias debe ser uno de los más serios empeños del gobierno del país”: escritos en los periódicos estudiantiles de Aracaju/Sergipe (1874-1888)

Autores

Resumo

Na área da História da Educação nota-se que existe uma vasta produção que utiliza a imprensa tanto como fonte, quanto como objeto de suas análises, todavia os impressos estudantis ainda se constituem como uma área em expansão. Trata-se de um redirecionar das lentes, que busca lançar luz para sujeitos do processo educativo até pouco tempo secundarizados nas pesquisas, e, assim, desloca-se das perspectivas centradas nas instituições, docentes, disciplinas, entre outras temáticas, para focar no aluno e seus escritos. Neste sentido, o objetivo do presente texto consiste em analisar as temáticas trabalhadas em impressos estudantis produzidos por alunos de Aracaju/SE e localizados na Hemeroteca Virtual da Biblioteca Nacional. Assim, colocamos em tela quatro números desses jornais no recorte temporal de 1874 a 1888.

Palavras-chave: História da Educação; Jornais estudantis; Ensino Secundário.

 

Resumen

En el área de la Historia de la Educación, se percibe que existe una vasta producción que utiliza la prensa tanto como fuente, como también como objeto de sus análisis, sin embargo, los impresos estudiantiles aún es un área en expansión. Se trata de redireccionar las lentes, que busca arrojar luz para sujetos del proceso educativo, hasta hace poco tiempo secundarios en las investigaciones, y así se desplazan las perspectivas centradas en instituciones, docentes, disciplinas, entre otros temas, para focalizar en el estudiante y sus escritos. En ese sentido, el objetivo de este texto es analizar las temáticas trabajadas en impresos estudiantiles producidos por estudiantes de Aracaju/SE y ubicados en la Hemeroteca Virtual de la Biblioteca Nacional. Así, presentamos 4 números de estos periódicos en el período de tiempo de 1874 a 1888.

Palabras clave: Historia de la Educación; Periódicos estudiantiles; Enseñanza secundaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - (UFS) Itabaiana/SE-Brasil

Professor do Departamento de Educação (DEDI) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em História, mestre e doutor em Educação pela UFS. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) com Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (GPDEHEA/UFS/CNPq) e integrante dos Grupos de Pesquisa Relicário (DED/UFS/CNPq) e Heduca (UFPel/CNPq). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-5413.

E-mail: profjoaopaulogama@gmail.com.

 

Simone Paixão Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe - (UFS) Itabaiana/SE-Brasil

Professora do Departamento de Educação (DEDI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em História e em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: história, ensino e aprendizagem – DEHEA. Realizou doutorado sanduíche na Universidade do Porto/Portugal com Bolsa CAPES. É membro do Conselho Editorial da SEDUC/SE. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4640-1865. Email: simonepaixao10@gmail.com.

 

Vitória Lídia da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe - (UFS) São Cristóvão/SE-Brasil

Acadêmica em licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).  Bolsista PIBIC/CNPq do projeto de pesquisa “Os jornais estudantis em Sergipe (1874-1959): práticas educativas pela ótica dos discentes do secundário” e membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: história, ensino e aprendizagem – DEHEA.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9127-5135. E-mail: vitorialidia782@gmail.com.

Downloads

Publicado

29/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 85
  • pdf downloads: 51

Como Citar

GAMA OLIVEIRA, J. P.; PAIXÃO RODRIGUES, S.; DA SILVA SANTOS, V. L. “O derramamento das sciencias deverá ser um dos mais sérios empenhos do governo do paiz”: escritos em jornais estudantis em Aracaju/Sergipe (1874-1888) : “El derramamiento de las ciencias debe ser uno de los más serios empeños del gobierno del país”: escritos en los periódicos estudiantiles de Aracaju/Sergipe (1874-1888). Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6360. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos