Entre o ideal e o possível: reflexões sobre o ensino de Química em tempos de pandemia

Between what is optimal and what is feasible: reflections on teaching Chemistry during the pandemic of covid-19

Autores

Resumo

Este artigo é de natureza teórica e tem como objetivo fazer uma reflexão acerca das novas estratégias didáticas adotadas por docentes brasileiros (divulgadas por meio de publicações científicas no período de 2020 a 2022) em aulas virtuais de Química oferecidas aos alunos em tempos de afastamento social, assim como destacar as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação e discutir as possíveis consequências desse tipo de ensino. Para esta pesquisa realizou-se uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de auxiliar no processo de escolha de publicações sobre o tema, selecionando e classificando artigos para a criação de um portfólio bibliográfico para ser estudado. Sendo assim, a análise dos resultados permite traçar um panorama atual e servir de base para futuros estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química durante a pandemia de covid-19.

Palavras-chave: ensino de Química; covid-19; revisão sistemática de literatura.

 

 

Abstract

This article is based on a theory approach and aims to reflect on didactic strategies used by Brazilian teachers (disseminated through scholarly papers from 2020 to 2022) in online Chemistry classes given to students during social distancing due to the covid-19 pandemic, as well as to highlight the difficulties found by educators, and discuss the possible consequences of that methodology. For this research, a systematic literature review was carried out in order to assist the process of choosing scholarly papers about the research subject, selecting and categorizing papers to build a bibliographic portfolio to be analyzed. Therefore, the analysis of results allows us to draw a current overview and play an important role in future studies on the teaching-learning process in Chemistry teaching during the covid-19 pandemic.

Keywords: Chemistry teaching; covid-19; systematic literature review.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Gaudêncio, Universidade de Coimbra

Doutora em História das Ciências e Educação Científica pela Universidade de Coimbra em acordo de cotutela com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa História das Ciências e Educação Científica do Centro de Física da Universidade de Coimbra e do grupo de pesquisa Ciência, Educação, Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

E-mail: jessigaudencio@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2692-9195

Alan Fernando Yoshiaki Matsushita, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Química pela Universidade de Coimbra. Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É bolsista de Pós-doutorado Júnior em Química pela Estadual de Ponta Grossa.

E-mail: alanmatsushita@hotmail.com; ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0981-3756

 

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • pdf downloads: 59

Como Citar

GAUDÊNCIO, J. da S.; MATSUSHITA, A. F. Y. Entre o ideal e o possível: reflexões sobre o ensino de Química em tempos de pandemia: Between what is optimal and what is feasible: reflections on teaching Chemistry during the pandemic of covid-19 . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6347. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos