Sequência didática sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: por uma visão crítica sobre as transformações do ambiente

Didactic Sequence on Environmental Education in Youth and Adult Education: for a critical view on environmental changes

Autores

  • Natália Lázara Gouveia natalialazara123@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Francielle Amâncio Pereira francielleamancio@ufu.br
    Universidade Federal de Uberlânida https://orcid.org/0000-0003-3115-0995

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem passado por momentos de luta para se efetivar e garantir a erradicação do analfabetismo e a formação do cidadão crítico. O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática com estudantes da EJA de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A intervenção foi pautada na perspectiva da Educação Ambiental Transfomadora, com vistas a resgatar memórias sobre as transformações ambientais e estimular o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o meio em que estão inseridos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista e a observação participante. A sequência didática, organizada em seis momentos, resgatou memórias dos estudantes a partir de estratégias como aula expositivo-dialogada, rodas de conversa, cartazes e elaboração de carta à prefeitura. As atividades despertaram o interesse dos estudantes, estimulando a participação e o desenvolvimento de um olhar mais amplo e crítico sobre o meio em que vivem.

Palavras-chave: Transformações ambientais; Memórias de estudantes; Educação de Jovens e Adultos.

 

Abstract

Youth and Adult Education (YAE) in Brazil has gone through moments of struggle to become effective and to guarantee the eradication of illiteracy and the formation of critical citizens. The present work aims to report the development of a didactic intervention with EJA students from a public school in the state of Minas Gerais, based on the Transfomatory Environmental Education perspective, in order to rescue memories about environmental transformations and stimulate the development of a critical look on the environment in which they live. This is a qualitative research with the instruments of data collection being interviews and participant observation. The didactic sequence, organized in six moments, recovered the students' memories through strategies such as lecture-dialogues, conversation circles, posters, and the elaboration of a letter to the city hall. The activities aroused the students' interest, stimulating their participation and the development of a broader and more critical look at the environment in which they live.

Keywords: Environmental Transformations; Students' Memories; Youth and Adult Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lázara Gouveia, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara ILES/ULBRA (2009) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, (2018), mestranda m ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2198-8081. E-mail: natalialazara123@gmail.com.

 

Francielle Amâncio Pereira, Universidade Federal de Uberlânida

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutora em Educação pela mesma instituição (2014). Orcid:https://orcid.org/0000-0003-3115-0995?lang=en. E-mail: francielleamancio@ufu.br

 

Downloads

Publicado

07/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 184
  • pdf downloads: 181

Como Citar

LÁZARA GOUVEIA, N.; AMÂNCIO PEREIRA, F. Sequência didática sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: por uma visão crítica sobre as transformações do ambiente: Didactic Sequence on Environmental Education in Youth and Adult Education: for a critical view on environmental changes. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6342. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos