Políticas educacionais na rede estadual de Pernambuco: histórico, organização e diretrizes
Educational policies in the Pernambuco state network: history, organization and guidelines
Resumo
Neste artigo, resultado de pesquisa bibliográfica e documental, discutem-se os contornos assumidos pelas políticas educacionais da rede estadual de Pernambuco. Para tanto, foi realizado um panorama das principais propostas apresentadas pelo governo para conduzir a educação básica no estado. O estudo está organizado em quatro momentos de análise; são eles: (1) aspectos históricos; (2) organização da rede; (3) diretrizes educativas; e (4) políticas em questão. As evidências apontam para a consolidação de uma perspectiva neoliberal sob a ótica gerencialista na educação.
Palavras-chave: Políticas educacionais; estado de Pernambuco; gerencialismo; reformas neoliberais.
Abstract
This article, the result of bibliographic and documental research, discusses the contours assumed by the educational policies of the Pernambuco state system. To this end, an overview was made of the main proposals presented by the government to conduct basic education in the state. The study is organized in four moments of analysis, namely: (1) historical background; (2) organization of the network; (3) educational guidelines; and (4) policies in question. The evidence points to the consolidation of a neoliberal perspective under the managerialist optics in education.
Keywords: Educational policies; state of Pernambuco; managerialism; neoliberal reforms.
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