Pandemia e ensino remoto emergencial: percepções de crianças e suas famílias

Pandemic and emergency remote learning: perceptions of children and their families

Autores

Resumo

O artigo articula resultados de duas pesquisas qualitativas e busca identificar e estabelecer relações entre as percepções de crianças e de suas famílias a respeito do isolamento social causado pela pandemia e o consequente ensino remoto emergencial. Compõem o material de análise para este artigo de abordagem qualitativa: 41 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; e registros digitais de momentos de interação com 20 das crianças, cujas responsáveis haviam sido entrevistadas anteriormente. A análise destaca a baixa motivação das crianças para realizar as atividades escolares, associada à saudade que sentiam do ambiente escolar. Por outro lado, o ensino remoto oportunizou um maior contato das crianças com as mídias maior aproximação com as famílias.

Palavras-chave: Ensino remoto emergencial; Crianças; Famílias.

 

Abstract

This text articulates the results of two qualitative research studies, identifying and establishing relationships between the perceptions of children and their families regarding the social isolation caused by the pandemic and emergency remote education.  41 semi-structured interviews with carers of children enrolled in the 1st to 3rd year of primary school, who lives in the metropolitan area of Rio de Janeiro are parts of the analysis material for this qualitative article, in addition to digital records of moments of interaction with 20 of the children, whose carers had been previously interviewed. The analysis highlights the children's low motivation to carry out school activities, associated with the homesickness they felt for the school environment. On the other hand, the remote teaching allowed a greater contact of the children with the media and a closer relationship with their families.

Keywords: Emergency remote learning; Children; Families.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Honorato de Sales, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio)

Mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como professora de ensino fundamental (anos iniciais) na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e integra o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem). E-mail: analuhonoratos@gmail.com; Orcid:  ​https://orcid.org/0000-0002-2997-0022.

Catarina Souza de Mattos, Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio)

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com domínio adicional em Estudos Afro-Brasileiros. É integrante do Grupem/PUC-Rio. E-mail: catarinasmattos@gmail.com; Orcid: ​https://orcid.org/0000-0002-4594-8829.

Mirna Juliana Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde realiza estágio de pós-doutorado como Bolsista Faperj Nota 10. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Vinculada ao Grupem/PUC-Rio, no qual atua como vice-coordenadora. E-mail: mirnajuliana@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8512-4760.

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 78
  • pdf downloads: 54

Como Citar

SALES, A. L. H. de; MATTOS, C. S. de; FONSECA, M. J. S. Pandemia e ensino remoto emergencial: percepções de crianças e suas famílias: Pandemic and emergency remote learning: perceptions of children and their families. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6316. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)