Avaliação formativa: interação entre ensino, avaliação e aprendizagem na prática docente

Formative assessment: interaction between teaching, assessment and learning in teaching practice

Autores

Resumo

O artigo configura reflexões sobre a avaliação escolar na perspectiva de avaliação formativa e sua interação com os processos de ensino e de aprendizagem nas práticas avaliativas de matemática, interpretadas a partir de estudos e resultados de uma pesquisa de doutoramento. O objeto central do estudo foi as práticas avaliativas de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O conjunto de conceitos estruturados como pressupostos teóricos, metodológicos e epistemológicos e a análise da referida tese proporcionou a escrita desse artigo com o intuito de contribuir com a prática docente, compartilhando conhecimentos e reflexões sobre avaliação emergidas de práticas avaliativas, os quais apontam possibilidades de interação entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem de matemática, de forma a explicitar a integração desses processos na tríade da sala de aula.

Palavras-chave: Práticas avaliativas; Avaliação formativa; Prática docente.

 

Abstract

The article configures reflections on school evaluation and its interaction whithin the teaching process and learning of mathematics assessment practices explained through some studies and results of a doctoral research. The aim of this study was the evaluative practices of mathematics teachers whe teach on the early years of the elementary school. The set of structure concepts as theoretical, methodological and epistemological assumptions and the analysis of this thesis provided the writing of this article in order to contribute to teaching practice sharing knowledge and reflections on evaluation emerged from these practices which point to possibilities of interaction between teaching, assessment and learning of mathematics, in order to explain the integration of these processes in the classroom triad.

Keywords: Evaluative practices; Formative assessment; teaching practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida   Lopes de Queiroz , IEMCI/UFPA

Doutoranda do Curso de Educação em Ciências e Matemática pela UFPA/PA, mestre em Educação Matemática (2009) pela UFPA/PA, especialista em Educação Especial (2014) pela UCDB/MS; licenciada em Matemática (1998) pela UFPA/PA e em Pedagogia (2019) pela FAEL/PR. Professora efetiva de Matemática e de Educação Especial da SEDUC/PA. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8228-0111. Email: mercyaqueiroz@yahoo.com.br.

António Manuel Águas Borralho, PPGECM/IEMCI/UFPA E Universidade de Évora (Portugal)

 Doutor em Ciências da Educação, docente no Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora (Portugal). É investigador integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma Universidade. Tem desenvolvido investigação e docência nas áreas da avaliação educacional (aprendizagens), didática da matemática e formação de professores, sendo que a investigação tem sido assente na coordenação e participação em projetos de investigação, financiados, nacionais e internacionais. Tem publicação nestas áreas sob a forma de artigos de carácter científico em revistas nacionais e internacionais da especialidade, capítulos de livros e livros em editoras nacionais e estrangeiras. E-mail: amab@uevora.pt. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-6278-2958

Mônica Gonçalves de Matos, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ/SEDUC/PA

 Doutora em Educação em Ciências e Matemática (2018) pela UFPA/PA,  mestre em Educação Matemática (2009) pela UFPA/PA e licenciada em Matemática (1997) pela UFPA/PA. Pesquisadora com experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Ensino de Matemática. Professora efetiva da SEDUC/PA. Email: monicagoncal@hotmail.com;  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1388-0575.

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 352
  • pdf downloads: 240

Como Citar

LOPESDEQUEIROZ ,M.A. ; ÁGUAS BORRALHO, A. M. .; GONÇALVES DE MATOS, M. . Avaliação formativa: interação entre ensino, avaliação e aprendizagem na prática docente: Formative assessment: interaction between teaching, assessment and learning in teaching practice. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6312. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos