A ressignificação dos Círculos de Cultura de Paulo Freire: democratização digital de saberes

Resignifying Paulo Freire’s Culture Circles: digital democratization of knowledge

Autores

Resumo

O artigo propõe a discussão do Círculo de Cultura de Freire, da concepção do método até a sua ressignificação de forma digital e formativa diante da COVID-19. O problema da pesquisa ancora-se na seguinte questão: O diálogo ainda é importante nos momentos em que as relações estão amparadas quase que exclusivamente em suportes tecnológicos? O objetivo geral é:   Ressignificar o Círculo de Cultura no espaço digital. Durante a pandemia a tecnologia foi essencial na comunicação ganhando destaque no período  para estabelecer a comunicação pessoal. A proposta de Freire é relevante, já que o diálogo é elemento centralizador do Círculo de Cultura na busca pela educação problematizadora e reflexiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, com leitura qualificada sobre o tema. Constatou-se que o diálogo propicia a construção do conhecimento e transformação da realidade.

Palavras-chave: Círculos de Cultura; Paulo Freire; Processos Formativos.

 

Abstract

This article proposes a discussion about Freire’s Culture Circle, starting from the conception of the method, to its recontextualization in a digital and formative way in the context of the COVID-19 pandemic. The problem of the research anchors itself on the following question: Is dialogue still important in moments where relationships are based almost exclusively on techonological support? The general objective is: Recontextualize the Culture Cirle in the digital space. During the pandemic, techonology was essential for communications, being the spotlight in that period to stablish personal communication. Freire’s proposal is relevant, since dialogue is a centralizing elemento of the Culture Circle in its search for problematizing education and reflective. This study is methodologically configured as having a qualitative approach, with qualified reading on the topic. It’s been found that dialogue enables the construction of knowledge and transformation of reality.

Keywords: Culture Circles; Paulo Freire; Formative Processes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chavelli Dominique Luiz Machado, UFPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná na Linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Especialista em Educação a Distância com ênfase na formação de tutores. Atua como pedagoga na Prefeitura Municipal de Pinhais e professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Curitiba. Atuou como pesquisadora do Observatório da Educação Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do grupo de pesquisa - Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

dominiqueluiz@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5023-9667 

Sonia Maria Chaves Haracemiv, UFPR

Pós-Doutorado em Currículo e Avaliação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Doutora em Educação, Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (UFPR), e da Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atua no Programa de PósGraduação em Educação. Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere - Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão penal. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo – UNIRIO. Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordenadora do Eixo EJA e Tecnologias do Manuais dos livros de Alfabetização de Jovens e Adultos: indicativos à ação docente EPEJA. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas – BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Membro do GT do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal. sharacemiv@gmail.com   ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9305-5227

 

Vanisse Simone Alves Corrêa, UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Curitiba I – Belas, no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora local do Centro de Educação em Direitos Humanos da UNESPAR.

 vanisse.correa@unespar.edu.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8349-4824

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • pdf downloads: 90

Como Citar

DOMINIQUE LUIZ MACHADO, C.; CHAVES HARACEMIV, S. M.; ALVES CORRÊA, V. S. A ressignificação dos Círculos de Cultura de Paulo Freire: democratização digital de saberes: Resignifying Paulo Freire’s Culture Circles: digital democratization of knowledge. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6276. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos